Internacional Titulo
Israel tenta impedir crescimento do Hamas na Cisjordânia
Do Diário OnLine
Com AFP
11/10/2005 | 15:46
Compartilhar notícia


Israel aumentou a pressão sobre o Hamas para impedir que o grupo extremista transfira suas atividades da Faixa de Gaza para a Cisjordânia. O governo israelense também pressiona o presidente palestino, Mahmud Abbas, para que participe de uma ação conjunta contra a organização radical islâmica.

Mais de uma centena de militantes do Hamas foram detidos recentemente na Cisjordânia, durante uma grande operação realizada pelo Shin Beth, o serviço de segurança interior. Segundo o governo de Israel, eles estão envolvidos em atentados ou no planejamento de ações violentas.

O número dois do governo israelense, Shimon Peres, afirmou que Israel deve "iniciar uma luta sem compromisso" contra o Hamas. Ele destacou a necessidade de apoiar, "sem vacilar", o presidente Mahmud Abbas.

"Trata-se de um combate de grupos fanáticos extremistas e assassinos, como o Hamas e a Al Qaeda, contra pessoas sensatas, homens políticos com os quais podemos conversar e negociar", disse Peres sobre a violência do Hamas contra policiais e autoridades palestinas.

"No fundo, tememos que o terrorismo passe de Gaza para a Cisjordânia. Por isso realizamos operações preventivas", explicou Peres, se referindo à recente ação do Shin Beth na Cisjordânia.

"Essa gente é destruidora e atenta contra os interesses árabes e isto, Abu Mazen (nome pelo qual Abbas também é conhecido), também começa a entender", afirmou o israelense ao propor uma "frente comum contra a loucura terrorista".

Prisão- De acordo com a imprensa palestina, uma palestina de 22 anos, apresentada como a primeira especialista em explosivos do Hamas, está entre os militantes detidos por Israel na Cisjordânia.

Os jornais Haaretz e Yediot Aharonot publicam a foto da jovem Samar Tsabih, nascida no acampamento de refugiados de Jabaliya, na Faixa de Gaza, detida na região de Ramallah por agentes do Shin Beth.

Samar Tsabih havia sido enviada para a Cisjordânia como especialista em explosivos para mostrar aos militantes do Hamas como tornar mais eficazes as cargas explosivas utilizadas nos ataques contra Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;