Nacional Titulo
CPI do Tráfico de Órgãos analisa doação de rim na terça
Do Diário OnLine
Com Agências
29/07/2004 | 14:48
Compartilhar notícia


A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Órgãos realiza, na próxima terça-feira (3), audiência pública. Entre os participantes estão: o delegado da PF (Polícia Federal) Jacinto dos Santos; o médico e ex-diretor da Faculdade de Medicina de Taubaté Roosevelt Kalume, que denunciou venda de órgãos humanos para transplante na cidade de Taubaté (SP); o promotor da 2ª Vara Criminal de Taubaté, Marcelo Negrini; e o agricultor da cidade de Poços de Caldas (MG) Sebastião Raimundo Coutinho, que perdeu a esposa após cirurgia para um transplante de rim. A audiência atende a uma solicitação do presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PL-ES).

Sebastião Coutinho denunciou o suposto envolvimento do médico Álvaro Ianhez em irregularidades no Sistema de Transplantes da cidade de Poços de Caldas. Para o deputado Neucimar Fraga, a partir da denúncia, ficou claro que o médico agiu de forma ilegal. "O doutor Álvaro Ianhez disse que tinha um rim para fazer o transplante na esposa de Sebastião, mas solicitou dele uma doação de R$ 2 mil. Sebastião fez a doação e posteriormente descobriu, por causa de uma auditoria do Ministério da Saúde, que o procedimento de cobrança do tratamento foi feito pela Unimed”, explicou Neucimar Fraga. “Além disso, o doutor Álvaro remeteu essas cobranças para o SUS, ou seja, além de irregularidade no sistema, ele lesou o SUS, cobrando um procedimento que foi efetuado por um hospital particular", complementou.

Segundo a Agência Câmara, o parlamentar disse ainda que tem depoimento de Sebastião Coutinho gravado em fita de vídeo, com informações que vão contribuir para a apuração de irregularidades no Sistema de Transplantes de Poços de Caldas.

O prazo para encerramento dos trabalhos da CPI é dia 19 de agosto, mas já há um requerimento para prorrogação por mais 60 dias. O requerimento, porém, ainda precisa ser submetido à deliberação do Plenário da Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;