Economia Titulo
Greve na Alitalia paralisa transporte aéreo italiano
Da AFP
14/04/2003 | 16:32
Compartilhar notícia


A companhia de aviação italiana Alitalia cancelou nesta segunda-feira 320 vôos devido a uma greve dos funcionários da empresa em protesto contra os cortes de pessoal anunciados.

A greve de oito horas, convocada por todos os sindicatos, entre eles as três maiores centrais sindicais do país (CGIL, esquerda, CISL, católica e UIL, independente), causaram o caos no setor e muitas dificuldades para os passageiros.

Centenas de viajantes viram-se obrigados a aguardar durante horas em frente aos guichês de informação, em particular no aeroporto internacional Roma-Fiumicino, onde foram cancelados 282 vôos entre domésticos e internacionais, com problemas também em Milão (norte), Linate e Malpensa.

Os funcionários da Alitalia protestam contra o plano de reestruturação anunciado no começo de abril, que prevê cortes de trabalhadores devido à grave crise econômica vivida pela empresa.

O plano, assim como o cancelamento de vôos nacionais e internacionais para fazer frente à crescente redução do tráfego aéreo, foi recebido de forma negativa pelos sindicatos, que pediram a abertura de um diálogo e o respeito aos contratos coletivos estipulados.

A companhia italiana registrou perdas no faturamento no valor de 50 milhões de euros no primeiro trimestre de 2003, causando o anúncio da redução do número de comissários de bordo e auxiliares de vôos, que passarão de quatro a três e de cinco a quatro nos vôos europeus e de 12 a 11 nos Boeing 777 da frota intercontinental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;