Internacional Titulo
Carro de jornalistas é atacado no Zimbábue
Do Diário do Grande ABC
20/06/2000 | 14:11
Compartilhar notícia


Cerca de 20 pessoas atacaram nesta terça-feira um carro que levava quatro jornalistas em uma fazenda de tabaco a cerca de 120 km da capital do Zimbábue. Estavam no carro os jornalistas Guy Olivier e o cinegrafista Brian Ramapulana, da e-tv, Sharon Chetty do jornal ``Sowetan' (ambos da Africa do Sul) e Beatrice Khadige, da AFP. Eles escaparam ilesos, mas os vidros do carro, alugado, foram quebrados.

Os atacantes usavam macacoes laranja, e um deles tinha uma camiseta do Zanu-PF, o partido no poder. Eles investiram contra o carro usando pedras e maças, depois que militantes do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal força da oposiçao, distribuiram panfletos de campanha na fazenda, que se chama ``Inglaterra'.

Os observadores da Commonwealth, um da Papua Nova Guiné e o outro do Canadá, viram o ataque, depois de testemunhar a distribuiçao de panfletos da oposiçao em outras três fazendas. Eles se retiraram imediatamente depois que os jornalistas foram agredidos e nao fizeram nenhum comentário.

Shonhe Toendepi, chefe da campanha do MDC na regiao, disse que as pessoas das fazendas foram submetidas a constantes ameaças e espancamentos por militantes do governo. ``Eles foram avisados para que nao pegassem nossos panfletos, ou espancados se fossem vistos lendo um deles', disse Toendepi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;