Nacional Titulo
Delegado-geral pede exoneração durante greve de policiais no RN
29/12/2017 | 12:31
Compartilhar notícia


Sob a alegação de que atingiu o tempo de contribuição previdenciária e diante da atividade de risco que exerce, o delegado-geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, José Francisco Correia Júnior, anunciou nesta sexta-feira, 29, que deixará o cargo. O anúncio da aposentadoria ocorre num dos períodos mais críticos na segurança pública potiguar.

Desde o início da semana passada, policiais civis e militares, além de bombeiros, delegados e escrivães de Polícia Civil reduziram os serviços a 20% do efetivo. Eles pedem o pagamento dos salários atrasados dos meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro - além de melhorias na estrutura de trabalho e regularização das viaturas policiais.

"Não vou aqui relatar aquilo que fiz pela Polícia Civil, até por que não fiz nada a mais que minha obrigação como servidor público, e sim pedir desculpas por aquilo que não pude fazer a mais", relatou o delegado-geral em carta enviada aos colegas de profissão e à secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.

Em outro trecho, ele escreve: "Uma decisão, mais difícil do que dar início no exercício de uma atividade tão honrosa quanto a de delegado de Polícia Civil é a decisão de deixar de exercê-la. Sei do momento extremamente delicado que passa toda a segurança pública, todavia, essa decisão já é antiga, tomada há alguns meses, sendo já do conhecimento de alguns colegas".

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o cargo de delegado-geral será assumido pela atual adjunta, a também delegada de Polícia Civil Adriana Shirley.

Violência

Desde o início da semana passada até a manhã desta sexta-feira, a Central de Flagrantes da Polícia Civil registrou 538 ocorrências. A maioria delas (479) se relaciona a roubos contra pessoas.

Arrombamentos a estabelecimentos comerciais somam 50; a bancos e terminais eletrônicos, 7; e o roubo de veículos atingiu uma marca recorde: 242 ocorrências. Durante a madrugada desta sexta-feira, mais um supermercado foi invadido por cerca de 20 criminosos, que quebravam vidraças e saquearam produtos.

No início da noite de quinta-feira, 28, o governo do Estado reforçou o pedido de envio de Tropas Federais ao presidente Michel Temer. Atualmente, cerca de 150 homens e mulheres da Força Nacional reforçam o policiamento ostensivo em Natal.

Os policiais civis e militares mantêm, mesmo descumprindo decisão judicial, a paralisação dos serviços. As categorias alegam que não estão em greve, mas apenas trabalhando com as condições oferecidas pelo Poder Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;