Economia Titulo
IGP-M aponta inflaçao de 0,15% na primeira prévia
Do Diário do Grande ABC
08/11/2000 | 19:21
Compartilhar notícia


A inflaçao medida pela primeira prévia do Indice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de novembro ficou em 0,15%, bem próximo do 0,159% da primeira prévia de outubro. "A inflaçao está realmente estabilizada", disse o chefe do Centro de Estudos de Preços da Fundaçao Getúlio Vargas, Paulo Sidney Melo Cota.

Para o fim do mês, porém, Cota prevê que o IGP-M vá fechar em cerca de 0,3%. O aumento até o fim do mês será provocado basicamente pelo aumento da energia elétrica no Rio de Janeiro, de 16,71%, que ainda nao foi captado pelo índice e porque os preços industriais no atacado geralmente aumentam mais próximos do fim do mês, segundo Cota. O economista projetou que os preços para o consumidor fiquem com variaçao próxima de zero no mês e os de atacado subam entre 0,4% e 0,5% em novembro.

Dos três índices que formam o IGP-M, apenas o Indice de Preços no Atacado (IPA) foi maior do que na primeira prévia de outubro e por uma diferença bem pequena. Foi de 0,27% e na primeira prévia do mês passado tinha sido de 0,249%. Entre os produtos agrícolas no atacado, a variaçao dos preços foi de 0,34% e, entre os industriais, foi de 0,23%. Um produto que influiu na alta dos preços industriais foi o minério de ferro (13%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;