Esportes Titulo
Basquete: Brasil estréia no Mundial com 'jogo fácil'
Do Diário OnLine
Com Agências
28/08/2002 | 21:06
Compartilhar notícia


A seleção masculina de basquete do Brasil estréia no 14º Campeonato Mundial da categoria nesta quinta-feira, contra o Líbano, às 13h (hora de Brasília, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil), no RCA Dome (Indianápolis, EUA). O Líbano, estreante em Mundiais, deve ser o adversário mais frágil do Brasil na primeira fase da competição. Turquia e Porto Rico, que também jogam nesta quinta (às 15h30, no RCA Dome), completam o Grupo B do torneio.

Apesar do favoritismo e da tradição do Brasil (campeão Mundial em 1959 e 1963), o técnico Hélio Rubens Garcia rechaça eventuais facilidades na estréia. "Agora nosso primeiro objetivo é o Líbano. Parece um jogo sem pressão, mas não podemos nos descuidar. Nenhum time chegou aqui de graça."

Hélio Rubens comandou nesta quarta-feira um treino puxado em Indianápolis, com portas fechadas à imprensa. Na terça, a seleção fez seu último amistoso preparatório para o Mundial, e venceu. O Brasil derrotou por 83 a 73 a Nova Zelândia, que está no Grupo D da competição (ao lado de Argentina, Rússia e Venezuela).

Anderson Varejão, Rogério e o armador Marcelinho são os grandes nomes do time de Hélio Rubens atualmente. A grande esperança é o ala/pivô Tiago Spliter, 17 anos e 2,09 metros. Cestinha da Copa América Juvenil, o jovem Tiago atua no basquete espanhol há dois anos.

Eles e os demais oito jogadores que completam o grupo de 12 atletas (o ala Renato Pinto foi cortado) têm de encarar o desfalque do principal talento brasileiro na atualidade: Maybner 'Nenê' Hilário, que foi contratado pelo Denver Nuggets após ser escolhido ('draftado') pelo New York Knicks este ano. Nenê sofreu uma distensão na virilha durante uma clínica para pivôs da NBA e terá de passar pelo menos duas semanas em recuperação.

"Estamos num período de transição, mas certamente esta equipe é mais balanceada que a do Torneio das Américas, além de melhor preparada", analisou Hélio Rubens. "Temos boa química, velocidade e força nos rebotes. Estamos em um grupo difícil, mas acreditamos que seguiremos adiante", destacou o ala Rogério, do Vasco de Gama.

O Líbano estréia em Mundiais confiando no técnico americano John Newman. A principal estrela do time é Fadi El Katib, que registrou uma média de 23 pontos por partida nas eliminatórias asiáticas para a competição.

Calendário - O 14º Mundial de basquete começa nesta quinta-feira e vai até 8 de setembro, reunindo 16 seleções de cinco continentes e um total de 62 jogos. As partidas serão realizadas no RCA Dome e no Conseco Fieldhouse, em Indianápolis (Estados Unidos).

Na primeira fase, serão quatro grupos com quatro equipes. Todas as seleções enfrentam todos os três oponentes de seus respectivos grupos na fase inicial.

A segunda fase será disputada entre 2 e 4 de setembro, pelos três primeiros colocados de cada grupo, que serão divididos em dois grupos de seis equipes (os classificados dos grupos A e B integrarão a chave 1; os classificados de C e D formarão a chave 2). Os resultados da fase anterior contarão nessa etapa e as seleções só enfrentarão as equipes que não encontraram na fase preliminar.

As quatro melhores seleções de cada chave passarão às quartas-de-final, que serão disputadas no dia 5 de setembro. Dois dias depois, serão realizadas as semifinais. A final e a disputa pelo bronze estão programadas para o dia 8 de setembro.

Grupos da primeira fase:
Grupo A: Iugoslávia, Espanha, Canadá e Angola
Grupo B: Brasil, Turquia, Porto Rico e Líbano
Grupo C: EUA, Alemanha, China e Argélia
Grupo D: Argentina, Rússia, Nova Zelândia e Venezuela




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;