Nacional Titulo
Cetesb multa Petrobras em R$ 92,7 mil
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 17:41
Compartilhar notícia


A Companhia Estadual de Tecnologia em Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a Petrobras em R$ 92,7 mil pelo transbordamento de óleo do navio Mafra, na noite de quinta-feira, em Sao Sebastiao, no litoral paulista .

Os técnicos das Cetesb e da Petrobras concluíram que 7.250 litros foram derramados no mar- a estimativa inicial era de que haviam sido 450 litros.

De acordo com a Cetesb, oito praias foram atingidas pela mancha de óleo. Mas esse número pode subir pela condiçoes do tempo no litoral. A entrada de uma frente fria trouxe ventos fortes para a regiao e deixou o mar revolto.

A Petrobras tem mantido 80 funcionários no acompanhamento da mancha de óleo e limpeza das áreas atingidas, principalmente em Ilhabela. O óleo se dividiu em duas grandes manchas, que migraram para norte e sul. A que seguiu para o norte praticamente desapareceu nas últimas horas. Já a do lado oposto passou pelas barreiras de contençao e atingiu praias e costoes rochosos.

Os funcionários da estatal trabalharam terça-feira na limpeza do costao Ponta do Ribeirao, entre as praias Grande e do Curral. A mudança de tempo na madrugada e o mar agitado levaram parte da mancha de óleo até as áreas costeiras da ilha.

A técnica utilizada para retirar o produto das pedras é o jateamento dágua. As borras formadas na área e no quebra-mar também estao sendo recolhidas. Até o momento nao há registro de peixes e outras espécies marítimas.

A Petrobras informou que nao há prazo para a conclusao da limpeza e a tendência é de a mancha desaparecer ou seguir para alto-mar nos próximos dias. O processo de monitoramento aéreo, terrestre e marítimo continuará até a soluçao do problema no canal de Sao Sebastiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;