Economia Titulo
Israel quer tirar imagem de país que lava dinheiro
Do Diário do Grande ABC
04/07/2000 | 13:51
Compartilhar notícia


Israel, um país considerado por um grupo de especialistas internacionais uma verdadeira ``terra prometida para o dinheiro sujo', parece disposto a pôr as maos na massa para ser retirado da lista dos paraísos fiscais.

``É um assunto de poucas semanas', assegurou Tzippi Livni, deputada do Likud, principal partido da oposiçao de direita, autora de um projeto-de-lei sobre o tema, que já foi votado em primeira instância pela Knesset (parlamento), mas que ainda deve ser aprovado em segunda e terceira instâncias.

O Estado hebreu é um dos 15 denunciados no mês passado pelo Grupo de Açao Financeira sobre a Lavagem de Dinheiro (GAFI) que agrupa 26 países ricos, representando os principais centros financeiros do mundo.

Israel se encontra na lista em companhia das Ilhas Bahamas, Ilhas Caima, ilhas Cook, Líbano e Rússia.

O texto elaborado por Livni ``prevê principalmente a obrigaçao de declarar os fundos desde sua entrada em Israel, a criaçao de um banco de dados sobre o crime organizado ao qual a polícia terá acesso em caso de necessidade, assim como a definiçao de vários crimes financeiros e das penas previstas para eles', disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;