Economia Titulo
Lojistas apostam no cinema para alavancar as vendas
Alexandre Melo
Michele Loureiro
27/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar das dificuldades enfrentadas para a consolidação do Shopping Praça da Moça, em Diadema, os lojistas do empreendimento estão otimistas quanto à maturação do negócio. A reportagem do Diário conversou com comerciantes do complexo de compras e constatou que a maior expectativa é a instalação do cinema.

Inaugurado no dia 29 de maio do ano passado, o shopping ainda não teve as salas de exibição abertas ao público. As datas já foram adiadas diversas vezes, mas a administração prevê que o cinema ficará pronto no fim de abril. Serão sete salas do Grupo Playarte, com 1.800 lugares.

Enquanto isso, quase oito meses depois da inauguração do complexo, alguns lojistas queixam-se do retorno no investimento, que ainda está aquém do esperado.

A loja de vestuário Besni, uma das convidadas para ser âncora, encaminhou à administração do shopping ofício solicitando desconto de ao menos 50% no valor do aluguel, pois os resultados não estão conforme o esperado.

"A rede fez investimento muito alto, que não está correspondendo à altura. Por enquanto, nosso pedido não foi respondido", explica o gerente da unidade, Fabiano Rodrigo. Ele avalia que as vendas de Natal foram boas, mas mesmo assim o montante ficou abaixo da expectativa.

Outra dificuldade relatada pelo gerente é referente às âncoras que ainda não funcionam, como a Lojas Riachuelo - que mesmo sem estar aberta possui estante de venda de cartão onde será instalada. "Falta investimento em marketing e sinalização do shopping nas redondezas", diz Rodrigo.

O complexotem espaço para 180 pontos de venda e até o momento pouco mais de 150 estão em funcionamento.

Para o proprietário da loja de calçados masculinos Samello, Ivan Carlo Castilho Crispim, a divulgação do empreendimento deveria ser mais forte. "Sabemos que existem algumas dificuldades porque o shopping ainda é novo, mas as vendas estão evoluindo", pondera.

Diversos lojistas entrevistados destacam que é comum a instabilidade nos primeiros meses de funcionamento do shopping e estão otimistas quanto à melhora nas vendas neste ano.

Para incrementar o comércio, a administração aposta em atividades gratuitas na praça de eventos e atrações musicais na praça de alimentação, além disso, incentiva os consumidores a fazerem suas refeições no complexo - até as 15h o estacionamento é gratuito no local.

HISTÓRICO - O Praça da Moça teve investimento de cerca de R$ 150 milhões e é resultado da união de esforços da Funcef, R3 Investimentos, GWI, AD Shopping, Candusso Arquitetos, Seleme Arquitetura e Urbanismo e Matec Engenharia.

A Gismarket, empresa responsável pela pesquisa de mercado, estimou o volume de vendas em R$ 300 milhões nos primeiros 12 meses de operação.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Diadema tem renda alta e consumo baixo, por isso, a intenção dos empreendedores é que o shopping diminua a evasão de renda do município, disponibilizando melhores opções de consumo e lazer da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;