Economia Titulo
Premiê promete 'oportunidades' com entrada da China na OMC
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 18:03
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro Zhu Rongji prometeu nesta quarta-feira que a China se tornará um íma de "enormes oportunidades" para os investimentos e o capital estrangeiros com as reformas em curso e seu futuro ingresso na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC).

Em discurso para líderes empresariais estrangeiros e chineses, Zhu disse que a entrada de seu país na OMC revitalizaria as indústrias estatais, abrindo-as à concorrência privada do exterior e local.

Zhu está a cargo da campanha chinesa iniciada há 14 anos para ingressar na OMC. Poderia fazê-lo até o fim do ano. Só falta o apoio da Uniao Européia para a China ser admitida na OMC.

O fluxo de grandes investimentos para a China se reduziu nos últimos anos. As empresas estrangeiras nao concordam com as pequenas margens de lucro e com a incerteza ante as normas legais e os regulamentos. Algumas companhias reduziram seus programas de investimentos, enquanto outras saíram do país.

Zhu admitiu "as dificuldades e os desafios" para as reformas e mencionou uma recente queda na economia, que provocou uma reduçao dos lucros dos agricultores e uma queda na demanda dos consumidores, a ponto de os preços terem caído por 30 meses seguidos.

Contudo, indicou com orgulho uma elevaçao de 39,1% das importaçoes no primeiro trimestre do ano e o aumento dos lucros de algumas estatais. Zhu também confirmou as projeçoes oficiais para o crescimento da economia, de 7% na próxima década.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;