Internacional Titulo
EUA negam prisão de supostos terroristas em navios
Da AFP
29/06/2005 | 20:05
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira as denúncias de que vêm mantendo suspeitos de terrorismo em instalações em várias partes do mundo, particularmente a bordo de navios que operam como prisões.

O relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o terrorismo, Manfred Nowak, disse em Viena na terça-feira que, ainda que as acusações sejam rumores, a situação é suficientemente séria para se abrir uma investigação oficial.

"Nowak mesmo disse que as acusações são baseadas em rumores. Eu não tenho qualquer informação que possa confirmar estes rumores", disse o porta-voz do departamento de Estado Sean McCormack.

Nowak, que é australiano, afirmou: "são acusações muito, muito sérias de que os Estados Unidos estão mantendo campos de detenção secretos, particularmente em navios". Segundo ele, as denúncias indicam que as embarcações estão na região do Oceano Índico.

Na semana passada, Nowak e outros três especialistas em direitos humanos da ONU decidiram abrir uma investigação sobre a base americana de Guantánamo (Cuba), onde Washington mantém mais de 500 presos, de 40 países, suspeitos de terrorismo e que ainda não foram submetidos a julgamento.

Os Estados Unidos ainda não decidiram sobre a solicitação feita pelo grupo de Nowak para visitar Guantánamo.

"Quanto à sua solicitação, o assunto da visita e suas possíveis modalidades são matéria de uma contínua análise por parte do governo americano", acrescentou McCormack.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;