Economia Titulo
Kuroda diz que queda do petróleo dificulta cumprimento de meta de inflação
14/11/2017 | 08:31
Compartilhar notícia


O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda defendeu nesta terça-feira a condução da política monetária no seu país nos últimos anos. Em evento do Banco Central Europeu (BCE) sobre a comunicação dos bancos centrais, em Frankfurt, Kuroda afirmou que a forte queda nos preços do petróleo há alguns anos pressionou os preços, o que atrapalhou a tarefa do BoJ de atingir sua meta de inflação de 2%.

De qualquer modo, Kuroda reafirmou o "forte compromisso" do banco central japonês com a meta de inflação, mas também disse que será mantida a política mone tária acomodatícia. Segundo ele, porém, os preços do petróleo devem continuar sob pressão.

Kuroda disse em sua fala que, desde 2015, houve certa avaliação de que as economias emergentes poderiam desacelerar. "Não apenas a China, mas muitos emergentes poderiam desacelerar", apontou, o que segundo ele gerou instabilidade nos mercados financeiros. No início de 2016, o BoJ recorreu a taxas de juros negativas, para enfrentar esse quadro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;