Internacional Titulo
Zapatistas retornam às selvas de Chiapas
Das Agências
30/03/2001 | 15:45
Compartilhar notícia


O subcomandante Marcos e os 23 comandantes da guerrilha indígena zapatista iniciaram nesta sexta-feira o regresso às selvas de Chiapas, depois de terem falado encapuzados no Parlamento e reiniciado os contatos diretos com o governo depois de anos de impasse.

O deputado centro-esquerdista Miguel Borttolini, chefe de segurança da caravana, confirmou que Marcos e todos os comandantes estavam no ônibus que tomaram no interior da Escola de Antropologia.

Um grupo de helicópteros policiais e de canais de televisão sobrevoa a caravana de nove ônibus, nos outros viajam membros do Congresso Nacional Indígena, no início da viagem de regresso que durará dois dias.

A caravana prevê chegar ao sulista e indígena povoado de Juchitán, para sábado prosseguir rumo a San Cristóbal, em Chiapas, de onde cada um tomará o caminho para suas aldeias na selva e na montanha.

A partida dos zapatistas marca o fim da caravana de três mil quilômetros que iniciaram no dia 24 de fevereiro desde seus redutos do sul rumo à capital para impulsionar junto ao congresso a aprovação de uma lei sobre direitos e cultura indígenas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;