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DER-SP abre licitação para contratar mais 30 radares
09/06/2004 | 23:10
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O DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) abriu licitação para contratar mais 30 radares do tipo estático – que pode ser transportado – visando aumentar a fiscalização nas rodovias paulistas. Para o coordenador de segurança do órgão da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, Paschoal Tristão Vargas Sobrinho, esses equipamentos são responsáveis, em parte, pela redução de acidentes com mortes registrada nas rodovias de São Paulo.

Segundo os dados do DER, o número de vítimas fatais caiu 23,2% de 2000 até o ano passado. Em 2003, comparado a 2002, a queda foi de 10,9% nas rodovias operadas pelas concessionárias e de 14,6% nas estradas sob a administração do DER.

Em algumas rodovias, como a Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no litoral Sul, houve drástica redução depois que a velocidade passou a ser controlada por radares estáticos. Desde o início de abril, o número desses equipamentos em uso nas estradas de São Paulo quase dobrou.

Aos 56 radares fixos instalados pelas concessionárias do sistema rodoviário, foram acrescentados outros 49 estáticos contratados pelo DER. Também estão operando 70 radares portáveis usados nas viaturas da Polícia Rodoviária Estadual. E a vigilância sobre a velocidade nas rodovias vai aumentar ainda mais com a chegada dos novos equipamentos em licitação.

Se não houver recursos, as empresas vencedoras da concorrência fornecem os equipamentos e começam a operá-los em 60 dias. Os CDs com as fotos dos motoristas infratores serão entregues ao DER. A verificação das autuações será feita pela Prodesp (Empresa de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Como podem ser transportados, esses equipamentos serão usados em pontos críticos da malha viária, sobretudo em rodovias que registram aumentos pontuais de tráfego. Nesta época, por exemplo, aumenta bastante o movimento nas estradas que atendem regiões de serra, como Campos do Jordão.

Segundo Vargas Sobrinho, o controle eletrônico de velocidade tem sido de grande eficácia para a redução dos acidentes, mas a duplicação e melhoria da malha viária também contribui.




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