Política Titulo
Lula volta a defender luta mundial contra a fome
Do Diário OnLine
Com Agências
24/10/2003 | 18:48
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira maior participação dos líderes mundiais no combate à fome e à pobreza. Em discurso na entrega do prêmio Príncipe de Astúrias, no norte da Espanha, Lula disse que os “famintos” são hoje um problema social, mas que a fome deve se transformar em uma questão política.

“Apenas quando a fome se transforma em um problema político nós prestamos atenção”, disse. Lula disse que chegou a pensar, no início do movimento sindical no ABC, que a fome era uma espécie de “castigo” bem aplicado para povos que não se empenhavam em sobreviver. Agora, garantiu ele, esse conceito se inverteu. “Depois descobri que a fome não leva nenhum povo à revolução, mas à submissão”.

Lula disse que vai entregar o cheque do prêmio Príncipe das Astúrias, que recebeu pelo seu trabalho na defesa do combate à pobreza em todo o mundo, para o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O prêmio, no valor de 50 mil euros (cerca de R$ 160 mil), vai para o Fundo Mundial de Combate à Pobreza.

“É preciso que a comunidade internacional assuma sua responsabilidade coletiva, se comprometendo na única guerra da qual sairemos todos vencedores: a luta contra a pobreza e a exclusão social”, ressaltou. “A arma fundamental para esse combate é conhecida: desenvolver a democracia econômica, social, cultural e política”.

O presidente declarou que “o comércio internacional tem que se liberar das práticas protecionistas que privilegiam poucos grupos”. Lula encerrou seu discurso dizendo que “todos e cada um dos seres humanos devem desfrutar da oportunidade de viver a vida no seu esplendor, a vida e nada mais”.

Prêmio- Lula recebeu de presente da presidente do Parlamento de Astúrias, María Jesús Alvarez González, um crucifixo com o símbolo do prêmio espanhol. A visita ao parlamento foi um pedido pessoal do príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, que atrasou a foto oficial com os outros chefes de Estado em uma hora para que Lula pudesse visitar os parlamentares.

O presidente brasileiro ganhou o prêmio Príncipe de Astúrias na categoria Cooperação Internacional. A homenagem é entregue anualmente aos que se destacam por ações em benefício da humanidade. Lula será condecorado ao lado de outras sete personalidades internacionais, em diferentes categorias. Comitiva - Participam da comitiva do presidente os governadores petistas Flamarion Portela (Roraima), Jorge Vianna (Acre) e Wellington Dias (Piauí), o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o relator do Orçamento da União, Jorge Bittar.

Eles não terão nenhum compromisso internacional e voltam ainda nesta sexta ao Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;