Social Titulo Azul
Urologista dá dicas para prevenção do câncer de próstata

Ingerir menos gordura, principalmente a de origem animal, reduz a probabilidade de desenvolver a enfermidade

Da redação
01/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


 ‘’O movimento surgiu na austrália há 18 anos tendo como objetivo orientar a população masculina sobre o câncer de próstata e sobre o exames de rotina que o homem também deve realizar.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e por ano são mais de 13 mil mortes, uma a cada 40 minutos. Visitar o urologista com frequência é fundamental, mas por diversas razões, os homens resistem em ir ao médico se tornando alvo de doenças que poderiam ser evitadas. Preconceito, desinformação, medo ou constrangimento. Motivos que precisam ser superados para que os homens se cuidem mais e possam ter uma vida muito mais saudável’’ afirma Dr Marcus Mattos da Clínica Mattos urologia do homem em entrevista.

PERGUNTA: É o principal tipo de câncer que atinge os homens hoje Dr. Marcus?

RESPOSTA: Se for pensar na saúde masculina, sim. tirando os tumores de pele que são os campeões em termo de incidência, hoje o câncer de próstata lidera o ranking não só em termos de incidência mas também em termos de mortalidade. É uma doença muito frequente e que infelizmente mata muitos homens.

PERGUNTA: O que é a próstata e qual a função dela no organismo?

RESPOSTA: A próstata é uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de boa parte do sêmen.

PERGUNTA: Podemos dizer que o estilo de vida de hoje está associado ao número de caso?

RESPOSTA: Sim. Se a gente for pensar na obesidade, a população obesa tem mais tendência a ter o câncer de próstata do que populações não obesas. Populações que ingerem pouco vitamina E, pouco licopeno, quem tem vitamina D baixa, são populações que podem ter um pouco mais de risco. Além desses fatores de riscos, o fator hereditário tem uma questão genética muito importante. Aquele homem que tem um familiar direto que já sofreu ou está sofrendo com o câncer de próstata, ele tem chance 3 vezes maior de desenvolver a doença e se a recorrência familiar for maior, um pai e um irmão por exemplo, essa chance aumenta em até 6 vezes. Na raça negra a doença parece ser mais incidente e geralmente a doença tende a ser um pouco mais grave também.

PERGUNTA: Existe um consenso de quando começar a fazer os exames preventivos?

RESPOSTA: 50 anos é a idade média para população em geral começar a investigar preventivamente o câncer de próstata, um pouco mais cedo, por volta de 45 anos para a população de risco que são os obesos, raça negra e aqueles que têm ou já tiveram um familiar sofrendo de câncer de próstata.

PERGUNTA: Qual a importancia do diagnostico precoce?

RESPOSTA: é fundamental que seja feito antecipadamente, quanto mais cedo a gente faz o diagnóstico, maior é a oportunidade de cura beirando os 90% quando a doença é encontrada em fase inicial.

PERGUNTA: Como funciona o exame? O exame dói? Quanto tempo ele dura?

RESPOSTA: Após o interrogatório da rotina médica habitual e da avaliação dos exames periódicos, incluindo o exame de PSA, o exame digital é parte importante do exame físico. O Urologista faz o exame por via retal. A gente procura sentir por alguma irregularidade, nódulo, alguma área endurecida que pode indicar a presença da doença. O exame não dura mais que 10 a 15 segundos. Os comentários que os pacientes fazem é que se soubessem que é tão simples e rápido, teriam feito antes.

PERGUNTA: Com qual frequência o exame deve ser feito?

RESPOSTA: O ideal é uma vez ao ano desde que esteja tudo bem. O urologista vai fazer as orientações necessárias e ver o paciente uma vez ao ano em média.

PERGUNTA: Existem coisas simples que os homens podem fazer no dia a dia para prevenir o câncer de próstata?

RESPOSTA: Atitude saudável em maneira geral é fundamental. Ingerir menos gordura principalmente a de origem animal, manter o peso ideal, não abusar na proteína de origem animal, ter sempre dentro de casa alimentos ricos em vitaminas E e A, ter com cautela uma exposição ao sol para fixar a vitamina D e ter hábitos saudáveis é sempre o melhor caminho.

Dr. Marcus Mattos explica ainda que ‘’A falta de informação muitas vezes leva a este tipo de quadro por isso é muito importante acabar com o preconceito já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas’’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;