Internacional Titulo
Presidente da Bolívia expulsa NFR da coalizao governista
Do Diário do Grande ABC
03/02/2000 | 16:51
Compartilhar notícia


O presidente Hugo Banzer expulsou de sua coalizao a Nova Força Republicana (NFR), de centro-direita, que se negou a apoiar uma alta das tarifas de água na cidade de Cochabamba. O governo decidiu a alta para financiar um novo sistema de abastecimento de água no departamento.

Inicialmente, o governo pretendia um aumento de 35%, mas o reduziu para 20%. A NFR, que tem sua maior força em Cochabamba, se opôs, pressionada pelos protestos populares. O líder da NFR é o capitao reformado do Exército Manfred Reyes Villa, que considerou a decisao presidencial "unilateral e antidemocrática".

O ministro da Informaçao, Jorge Landívar, disse que a expulsao da NFR foi decidida na noite passada. É a terceira baixa, e a segunda em importância, na coalizao desde que Banzer assumiu o poder, em agosto de 1997.

Banzer expulsou, em agosto de 1998, a populista Consciência da Pátria, por considerar que uma crise interna que afetava o partido prejudicava a imagem do governo. Mais tarde, foi afastada da coalizao a direitista Falange Boliviana, grupo de menor importância.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;