Internacional Titulo
Canadá acusa Brasil e EUA de desacelerar a Alca
Do Diário do Grande ABC
14/07/2000 | 15:00
Compartilhar notícia


O ministro do Comércio do Canadá, Pierre Pettigrew, assinalou esta sexta-feira que o Mercosul é visto "com aprovaçao" pelo Canadá "como um passo na direçao da integraçao hemisférica" da Alca, ao mesmo tempo em que acusou Brasil e Estados Unidos de tornar mais lento este processo, cuja conclusao está prevista para 2005.

Pettigrew, em visita ao Uruguai para reforçar as relaçoes comerciais com aquele país - que cresceram mais de 50% no ano passado - informou ao jornal El Observador que "as resistências do Brasil e, por que nao, dos Estados Unidos, estao tornando o processo de criaçao da Alca mais lento".

O ministro canadense assegurou, no entanto, que o objetivo de conseguir em cinco anos uma Area de Livre Comércio das Américas (Alca) "é realista", mas disse que "nao temos que perder tempo; há muito trabalho pela frente".

No discurso desta sexta-feira na Câmara Nacional de Comércio, diante de cem empresários uruguaios, Pettigrew lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) das Américas supera o da Uniao Européia (UE) e afirmou que a Alca "contribuirá para o desenvolvimento econômico e social" da regiao.

tarde, o ministro do Comércio canadense se reunirá com o presidente do Uruguai, Jorge Batlle, e com o chanceler, Didier Opertti, para discutir o reforço dos laços comerciais entre os dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;