Economia Titulo
Aluguel é campeao de reajustes no Plano Real
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


A Fundaçao de Pesquisas Econômicas da USP, Fipe-USP, realizou um estudo mostrando os campeoes de reajustes de preços no Plano Real, desde 94, quando foi implantado. O aluguel, com 545% de aumento, foi o campeao absoluto, segundo Heron do Carmo, coordenador do Indice de Preços ao Consumidor (IPC).

O segundo colocado em aumento de preços no período do Real, de 94 até agora, é o salário da empregada doméstica, que sofreu ajustes de 378% no período. A seguir estao as tarifas telefônicas com 313% de aumento; o pescado com 207%; as tarifas de ônibus, 175,85%; mensalidades escolares, 162,26%; e serviços pessoais, 141,37%. A inflaçao até outubro, segundo o IPC da Fipe ficou em 75,85%.

Os setores que sofreram menos ajustes desde o início do Plano Real, até agora, foram: aparelhos eletroeletrônicos, imagem e som, com -13,8%. "Hoje se compra um televisor ou um aparelho de videocassete com preços baixos no mercado. Um tênis de atleta, moderno, custa tanto quanto um aparelho de televisao no mercado. Infelizmente é isto", afirmou Heron do Carmo.

Outro produto que teve um ajuste pequeno foi o frango com 24,33% até outubro. Agora em novembro já experimenta um aumento de 9%, levando em consideraçao o aumento do milho, sua principal raçao. Mas, os alimentos como um todo subiram 43,9%, o que é pouco para tanto tempo. Os artigos de higiene e limpeza no mesmo período subiram 17% e os vestuários, em menos 7,44%, o que é um fato importante e demonstra que "nao contribuíram em nada para a inflaçao no período".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;