Setecidades Titulo
Rio Grande da Serra terá projeto 'Quero Vida'
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
31/01/2010 | 07:55
Compartilhar notícia


Idosos com saúde debilitada e cujas famílias não têm disponibilidade para oferecer cuidados necessários ganham atenção do projeto Quero Vida, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, que será implantado em Rio Grande da Serra.

Segundo o prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB), as atividades devem ter início em três ou quatro meses. "Um imóvel desativado na Vila Lopes será adaptado para receber o projeto. Depois tem a fase de licitação para a compra de equipamentos. É um espaço grande e durante aproximadamente cinco anos será suficiente para atender aos idosos da cidade."

A ideia é que os assistidos, com 60 anos ou mais, passem os dias (de segunda a sexta-feira) na sede do projeto, mas durmam em suas casas. "O espaço é para pessoas debilitadas, com problemas de saúde, psicológicos, acamadas ou que tenham alguma dificuldade. Para os parentes é uma preocupação deixar o idoso em casa sem cuidados profissionais e nenhuma atividade. Na sede do projeto, eles terão acompanhamento de médicos, enfermeiras e auxiliares", completa Kiko.

O Quero Vida deverá oferecer alimentação, serviços de higiene pessoal, lazer, cultura e recreação em período integral. "É um lugar onde os idosos podem repousar e ter convivência com pessoas da mesma idade, pois às vezes ficam em casa tristes, depressivos", diz o prefeito.

Abrigar pessoas que passariam o dia sozinhas em suas residências enquanto familiares trabalham ou estudam também é uma forma de evitar acidentes domésticos e reduzir o número de internações.

As famílias dos atendidos serão convidadas para atividades educativas e reuniões, nas quais receberão orientações sobre os cuidados necessários com os entes.

A assinatura do convênio entre a prefeitura e a secretaria estadual, na quinta-feira, também contou com a participação da secretária da Pasta, Rita Passos. "A prefeitura entra com o imóvel, onde funcionava um projeto assistencial e cuja instituição o repassou para o município. O governo entrará com os equipamentos, no valor R$ 300 mil", explica Kiko.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;