Internacional Titulo
EUA devolvem a Cuba 20 imigrantes ilegais
Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 16:40
Compartilhar notícia


Autoridades norte-americanas devolveram a Cuba 20 imigrantes ilegais interceptados em alto mar, segundo denunciou neste domingo o governo de Havana, intensificando suas críticas contra a lei que permite a todo cubano que chegue aos Estados Unidos solicitar residência.

"A devoluçao a Cuba em 4 de abril pelo serviço de guarda-costeira norte-americano de 20 imigrantes ilegais demonstra mais uma vez que a Lei de Ajuste Cubano constitui um incentivo à desordem, à imigraçao ilegal", afirma o jornal oficial Juventud Rebelde num editorial.

Segundo as denúncias, o grupo devolvido vazia parte de cinco saídas ilegais que aconteceram entre 25 e 29 de março passado, em quatro pontos diferentes de Havana e um de Vila Clara, na regiao central da ilha.

O jornal, porta-voz da Uniao de Jovens Comunistas de Cuba, indicou que do grupo de 24 pessoas que saíram, quatro homens permaneceram nos Estados Unidos, sendo que dois exigiam cuidados médicos. Os outros dois, ao que parece, estavam saudáveis e se desconhece as razoes pelas quais nao foram devolvidos.

Novamente o governo responsabilizou a `Lei de Ajuste', aprovada pelo congresso norte-americano em 1966, que permite aos cubanos que chegam aos Estados Unidos solicitarem visto de residência. Cuba afirma que tal disposiçao vai contra acordos de 1994 e 1995, firmados com os norte-americanos, que buscam uma migraçao legal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;