Internacional Titulo
Livro sobre homossexualidade de escritor é proibido no Japao
Do Diário do Grande ABC
18/10/1999 | 14:53
Compartilhar notícia


Um tribunal de Tóquio proibiu nesta segunda-feira a publicaçao de um livro que descreve a homossexualidade do escritor Yukio Mishima.

A condenaçao de Mishina se baseia em cartas de amor enviadas pelo escritor nipônico.

O tribunal considerou que houve violaçao dos direitos autorais dessas cartas e ordenou ao autor do livro e à editora que pagassem cinco milhoes de ienes (em torno de 45 mil dólares) à família de Mishima.

O juiz estimou que as 15 cartas em que se baseia o livro sao textos literários ``que expressam o pensamento e as emoçoes de Mishima'. ``Se o escritor estivesse vivo, teria o direito de publicar essas cartas', argumentou o tribunal.

O livro, escrito por Jiro Fukushima, de 69 anos, teve a marca de 90 mil exemplares vendidos nos dez dias que se seguiram à sua publicaçao, em março do ano passado, antes que a justiça suspendesse sua difusao a pedido da família de Mishima, nascido em 1925 e que se suicidou em 1970.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;