Internacional Titulo
Imprensa britânica pede renúncia de presidente do Zimbábue
Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 16:53
Compartilhar notícia


Os jornais britânicos desta quarta-feira pedem a renúncia do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, depois de sua derrota no plebiscito deste final de semana, considerado uma prova de que o povo nao o quer indefinidamente no poder.

Os eleitores rejeitaram um projeto de nova constituiçao e deram às costas às aspiraçoes de Mugabe, 75 anos, que governa este país há 20 anos.

Mugabe, que dirigiu intensa campanha pelo ``sim', mas que se deparou com 54,6 % de votos negativos, aceitou sua derrota em discurso à naçao esta terça-feira pela TV.

``O melhor presente que Mugabe pode oferecer ao país nesse momento é sair com dignidade', segundo o conservador Daily Telegraph.

O jornal acusa o governo de Mugabe de ``corrupto e ditatorial' e lembrou que nova constituiçao teria permitido que o presidente ficasse mais doze anos no poder. ``Com o Movimento pela Mudança Democrática, o Zimbabue tem finalmente uma oposiçao digna de tal nome', argumenta o jornal.

O esquerdista Guardian, em artigo intitulado ``Mugabe mereceu sua derrota' diz: ``Com todos os poderes do Estado a sua disposiçao, inclusive alguns meios de comunicaçao controlados pelo governo, pode culpar apenas a si mesmo'. ``Deveria tirar a conclusao óbvia e considerar muito cuidadosamente qual vai ser seu próximo passo' acrescenta o Guardian.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;