Internacional Titulo
OEA critica militares rebelados na Venezuela
Da AFP
22/10/2002 | 22:03
Compartilhar notícia


O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria, criticou os 14 generais e almirantes rebelados na Venezuela, assinalando que a posição destes militares viola a Carta Democrática Interamericana.

A atitude assumida por estes oficiais "quebra a lealdade constitucional que os oficiais das Forças Armadas devem ao presidente da República", destacou Gaviria em uma declaração escrita.

O secretário-geral da OEA declarou que a posição dos 14 militares contraria a Carta Democrática Interamericana, que estabelece com um dos "elementos essenciais" da democracia "a subordinação constitucional de todas as instituições do Estado à autoridade civil legalmente constituída, e o respeito ao estado de direito por parte de todas as entidades e setores da sociedade".

Gaviria fez um apelo a todas as forças de oposição da Venezuela, a sociedade civil e aos demais protagonistas da vida pública venezuelana para que utilizem apenas os meios democráticos, pacíficos e constitucionais na solução de suas diferenças com o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;