Esportes Titulo
Esquema tático do Real Madrid divide opiniões
Das Agências
16/09/2005 | 09:00
Compartilhar notícia


Enquanto os jogadores do Real Madrid são unânimes em defender o esquema tático implantado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo nesta temporada, técnicos europeus vislumbram o fiasco do treinador brasileiro. O recém-chegado Robinho lembrou que Luxemburgo conquistou muitos títulos com o atual esquema, porém, a campanha dos madrilenhos deixa a desejar. Em jogos oficiais, a equipe soma uma vitória (diante do Cádiz pelo Campeonato Espanhol) e duas derrotas seguidas (Celta, também pelo Nacional, e Lyon, pela Copa dos Campeões).

O técnico da seleção espanhola, Javier Clemente, foi taxativo em criticar Luxemburgo. "O que funciona no Brasil pode ser que não sirva aqui. O Madrid tem time para ganhar e jogar muito melhor do que está fazendo", explicou. Embora tente não opinar, o espanhol disse que a formação tática do Real, que atua com o mais que batido quadrado mágico, não é a ideal para a equipe.

No confronto com o Cádiz, conquistou a vitória com um pentágono – Beckham, Zidane, Julio Baptista, Ronaldo e Raúl. Nas duas derrotas, jogou sem o meia francês, mas manteve os demais. "Não gosto desse quadrado mágico, mas como o Brasil é campeão do mundo e tem ganhado tudo... Mesmo tendo vencido em seu país, o Campeonato Espanhol é muito diferente", disse. Clemente repudia a formação tática de Luxemburgo pois inibe o ataque dos laterais. "É um horror não jogar pelos lados do campo. Ele optou por isso e não entendo o porquê", declarou.

O português Carlos Queiróz, que dirigiu o Real na temporada 2003-2004 e que hoje é assistente-técnico do Manchester United, também aproveitou para dar seu recado a Luxemburgo. Criticado em sua passagem entre os galácticos, o português acredita que os resultados do brasileiro no comando do time espanhol na última temporada foram um milagre. "É justo dizer que foi um milagre que os jogadores fizeram depois que eu saí. Há grandes atletas, mas o elenco é limitado", alfinetou.

Nem a imprensa perdoou as seguidas derrotas de Luxemburgo. O diário esportivo Marca criticou o desempenho do time da capital na França. Já o El Mundo Deportivo, de Barcelona, abusou da ironia ao falar que os gols levados pelo Real Madrid foram de bola parada. "E Luxe diz que eles trabalham muito estas jogadas". O francês L'Equipe declarou que o Lyon sim, é que foi galáctico. Enquanto isso, o treinador pede mais paciência e tenta encontrar forças para que o time reaja. "Precisamos manter a calma, porque as competições estão apenas começando", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;