Nacional Titulo
Familiares de casal assassinado realizam marcha pela paz
Do Diário OnLine
22/11/2003 | 18:50
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas participaram de uma passeata pelas ruas da capital paulista, neste sábado, para reivindicar ações contra a violência e para pedir a realização de um plebiscito questionando se a população é ou não a favor de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ato foi organizado por familiares e amigos do casal de namorados Liana Friedenbach, 16 anos, e Felipe Caffé, 19, assassinados no início deste mês em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.

A manifestação teve início com um ato ecumênico em frente à capela do Colégio São Luiz, onde Liana e Felipe estudavam. Em seguida, cerca de 5 mil pessoas, segundo estimativas da Companhia de Engenharia de Tráfego, saíram em passeata pela Avenida Paulista em direção à Assembléia Legislativa de São Paulo.

Entre os participantes da passeata estavam a apresentadora Hebe Camargo; a prefeita Marta Suplicy; o ator Daniel Zettel (o Carlinhos de Laços de Família); e o rabino Henry Sobel, da Congregação Israelita Paulista.

Na Assembléia, o advogado Ari Friedenbach, pai de Liana, entregou aos deputados uma carta-manifesto pedindo a adoção das medidas cabíveis "para mudar esse quadro de violência social" e a realização de uma "consulta à população sobre alterações das regras de punições contra menores que pratiquem crimes graves".

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o tempo máximo de internação para jovens infratores seja de três anos. Entre os cinco acusados de matar Liana e Felipe está um menor de 16 anos, apontado como o 'cabeça' do grupo de criminosos. Todos estão presos.

O casal de namorados foi morto no início do mês, quando saiu para acampar em um sítio abandonado em Embu-Guaçu. Felipe foi assassinado com um tiro na nuca, provavelmente entre a noite de 1º de novembro e a manhã do dia 2. Já Liana permaneceu quase dez dias nas mãos dos criminosos antes de ser morta. Ela sofreu mais de 15 golpes contundentes de faca no pescoço, tórax e nas costas e, ainda, foi estuprada pelo grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;