Cultura & Lazer Titulo
Cinemark exibe cinema nacional a R$ 1
Patrícia Vilani
Da Redaçao
05/11/2000 | 18:23
Compartilhar notícia


  Em comemoraçao ao Dia do Cinema Nacional, a empresa Cinemark exibe nesta segunda em suas 218 salas - 19 delas na regiao - apenas filmes nacionais, num total de 53 títulos, com ingressos ao preço único de R$ 1. A iniciativa, chamada Projeta Brasil, terá a renda da bilheteria destinada à manutençao do acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio.

O critério de escolha dos títulos levou em consideraçao todas as produçoes nacionais exibidas pela rede de cinema desde sua abertura, em junho de 1997. Desta forma, filmes há tempos fora do circuito poderao ser vistos - ou revistos - na telona. É o caso de Central do Brasil (1998), de Walter Salles Jr., que rendeu duas indicaçoes ao Oscar naquele ano: filme estrangeiro e atriz, para Fernanda Montenegro.

O drama, obra-prima do cinema nacional nesta década, é uma história emocionante de redençao da personagem Dora (Fernanda), uma professora amarga que escreve cartas para analfabetos numa estaçao de trem carioca. Quando conhece Josué (Vinícius de Oliveira), que acaba de perder a mae por atropelamento, ela parte com o garoto para o Nordeste, em busca do pai dele. O Cinemark do ABC Plaza, em Santo André, volta a exibir o filme na sala 4.

Outros dois sucessos envolvendo a temática nordestina estao entre as atraçoes do multiplex andreense: O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes, que traz atuaçoes impagáveis de Matheus Natchergaele e Selton Mello, e Eu, Tu, Eles (2000), de Andrucha Waddington, filme que será o representante brasileiro na corrida para a indicaçao ao Oscar do próximo ano.

Gêmeas (1999), primeiro longa-metragem de Waddington, será exibido na sala 2 no Extra Anchieta, em Sao Bernardo. Salles Jr. participa ainda com O Primeiro Dia (1999), filme que dirigiu após o sucesso de Central do Brasil, com sessoes na sala 1, também no Extra. Bossa Nova (1999), de Bruno Barreto, é outra atraçao no ABC Plaza, com sessoes na sala 3.

Em Sao Bernardo, O Dia da Caça (1999), de Alberto Graça, é o destaque na sala 6. O filme é um policial bem dirigido, que retrata esquemas de tráfico de drogas no Brasil. Marcello Anthony e Paulo Vespúcio estao no elenco. Ainda no mesmo cinema, Coraçao Iluminado (1998), de Hector Babenco, será exibido na sala 7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;