Automóveis Titulo
Novo Fit tem vitória ofuscada
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
07/01/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


 

Em outubro de 2008, a Honda apresentou ao público brasileiro, no Salão de São Paulo, o novo Fit. A imprensa especializada, após uma rápida avaliação, não poupou elogios ao modelo que é referência e líder de mercado em seu segmento. Agora, o Diário resolveu colocar à prova todos os predicados do monovolume num equilibrado comparativo com o Chevrolet Meriva.

Para esse duelo, utilizamos o Fit EX 1.5 16V Flex com transmissão automática (R$ 60.550) e o Meriva Premium 1.8 Flexpower com câmbio automatizado Easytronic (R$ 48.240). E para que não ocorram dúvidas, o Honda levou a melhor por apresentar design mais atual, melhor lista de equipamento de série e opcionais, acabamento superior, maior conforto e dirigibilidade mais agradável.

Porém, com um espaço interno mais generoso, desempenho interessante e, principalmente, um preço mais, digamos, sintonizado com o bolso do brasileiro, o Chevrolet mostrou qualidades que podem fazer a diferença na hora de o consumidor fechar a compra.

DESIGN
Logo de cara, o que mais chama a atenção são os novos traços e dimensões do Fit, que lhe conferem maior esportividade. Destaque para o novo visual das lanternas e faróis, para o parachoque traseiro mais robusto e para as rodas de liga leve de 16 polegadas.

O Meriva, por sua vez, apresenta a mesma aparência de quando foi lançado, no longínquo ano de 2002. Desde então, o modelo passou apenas por leves modificações, como na grade frontal e no símbolo da montadora.

CONFORTO
Apesar de ter um projeto mais moderno, a grande cartada do Fit é a generosa lista de equipamentos. A versão EX avaliada traz ar-condicionado, direção hidráulica com assistência elétrica progressiva, air bag para motorista e passageiro,CD player com MP3 e freios com ABS como itens de série. O Meriva, por sua vez, limita-se a oferecer apenas direção hidráulica e ar-condicionado como equipamentos de fábrica.

Para ter ABS e air bag duplo, o comprador é obrigado a desembolsar mais R$ 2.833.

Outro ponto em que o Honda leva vantagem sobre o rival da Chevrolet é no acabamento. Além de utilizar peças plásticas com qualidade superior, comparável à encontrada em alguns sedãs médios, os encaixes são perfeitos e não há rebarbas.

No caso do Meriva, o plástico usado também agrada, apesar de ter qualidade ligeiramente inferior.

 

NÚMEROS

Chevrolet Meriva Premium

Honda Fit EX

Motor

1.8 8V Flexpower

1.5 16V i-VTEC Flex

Potência

112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.600 rpm

115 cv (g) / 116 cv (a) a 6.000 rpm

Torque

17,7 mkgf (g / a ) a 2.800 rpm

14,8 mkgf (g / a) a 4.800 rpm

Velocidade máxima

182 km/h (g / a)

Dado não-divulgado

Aceleração de 0 a 100 km/h

12,5 s (g) / 12,4 s (a)

Dado não-divulgado

Comprimento

4,04 metros

3,90 metros

Altura

1,57 metro

1,53 metro

Entre-eixos

2,63 metros

2,50 metros

Peso

1.255 quilos

1.136 quilos

Porta-malas

390 litros

384 litros

Tanque

52,5 litros

42 litros

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;