Política Titulo
Fórum Parlamentar Mundial encerra com crítica aos EUA
Das Agências
03/02/2002 | 18:02
Compartilhar notícia


O Fórum Parlamentar Mundial, realizado em Porto Alegre, acabou neste domingo com uma profunda crítica aos Estados Unidos, pela escalada militar na guerra contra o terrorismo e o apoio de Washington a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) para o ano de 2005, além do Plano Colômbia e do bloqueio à Cuba.

O encontro de parlamentares "condenou" as declarações do secretário de Estado americano, Collin Powell, no Fórum Econômico de Davos, que acontece em Nova York, "nas quais aponta Irã, Iraque e Coréia do Norte como os próximos objetivos dos ataques militares unilaterais de Washington dentro da guerra contra o terrorismo", segundo o texto final do Fórum.

"A guerra não é a forma de resolver os conflitos internacionais, nem de combater o terrorismo, e vai gerar mais vítimas inocentes", disse este domingo o deputado federal Aloísio Mercadante, secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), em uma coletiva de imprensa.

Alguns dos 1.115 deputados de 40 países que participaram do Fórum Parlamentar, que se celebrou paralelamente ao II Fórum Social Mundial, apresentaram este domingo o texto das resoluções e declarações, elaborado pela última sessão plenária da reunião.

Os parlamentares qualificaram o projeto incentivado por Washington de criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em 2005 como uma "ameaça" à soberania dos países americanos.

"A Alca da maneira como está proposta é um instrumento de aprofundamento das políticas neoliberais e significa uma ameaça à soberania das nações", afirma a nota.

Também denunciaram o Plano Colômbia do presidente colombiano Andrés Pastrana - cujos objetivos são negociar a paz com a guerrilha, combater o narcotráfico, modernizar as instituições e reativar a economia com o apoio de Washington - como "uma ingerência aberta dos Estados Unidos na América Latina".

Os legisladores também condenaram o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de 40 anos. "O Fórum Parlamentar Mundial condena o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba", afirma o texto.

O Fórum lançou no sábado uma declaração de solidariedade à Argentina e em protesto "contra a continuidade das políticas neoliberais".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;