Cultura & Lazer Titulo
Prêmio Visa de MPB entra na etapa semifinal
Do Diário do Grande ABC
30/05/2000 | 15:19
Compartilhar notícia


Começou nesta segunda a etapa semifinal do 3º Prêmio Visa de MPB - Ediçao Compositores. É o primeiro festival da cançao popular que premia obras, nao composiçoes específicas. Os 24 participantes, escolhidos na pré-seleçao, inscreveram-se com quatro músicas, que foram apresentadas durante a etapa eliminatória. Os 12 que chegaram às semifinais têm de apresentar, no mínimo, mais duas inéditas. Os cinco que forem à grande final terao de mostrar pelo menos mais uma música nova.

Alguns dos candidatos preferiram levar a proposta ao nível mais radical. Foi o caso do mineiro Flávio Henrique, que abriu a noite de segunda-feira. Quando se apresentou na etapa eliminatória, Flávio escolheu músicas que homenageavam personalidades mineiras: Drummond, o escultor barroco Aleijadinho; na segunda-feira, embora ainda falando de Minas e de suas personalidades, passeou pelos ritmos brasileiros.

Apresentou um choro, feito em parceria com Paulo César Pinheiro, um baiao, composto com Dado Prates, que aproxima as Gerais dos sertoes vizinhos ("Remelexo, rebolado/ Balancê, maracatu, forró 'do bao'/ Xote do sertao/ Festa de congado e Sao Joao", da música O Que É o Baiao). Flávio contou com a delicada participaçao do Grupo Amaranto, um trio vocal formado pelas irmas Flávia, Marina e Lúcia Ferraz, completando a interpretaçao da solista Marina Machado, uma sua habitual parceira de discos e espetáculos.

As meninas Ferraz evocam o Quarteto em Cy e a tradiçao dos grupos vocais brasileiros dos anos 50 e 60 - e elas nao podem ter muito mais de 20 anos. É sempre bom ressaltar a importância dos festivais da cançao, que permitem a um público menos regionalizado conhecer a inteligência criativa que nao está na televisao, com certeza, está pouco no rádio e eventualmente nem chegou ao disco. A música de Flávio Henrique, bela e sensível, além de tudo, prova que certas tradiçoes, como aquela elaborada construçao vocal do Grupo Amaranto, apesar de tudo, nao foram perdidas.

A noite continuou com a dupla de parceiros formada por Felipe Radicetti e Marcelo Biar, pianista o primeiro, percussionista o outro. Contaram eles com a extraordinária interpretaçao da cantora Clarisse, uma voz que já brilha há muito tempo, em círculos restritos - a noite do Rio a conhece bem -, mas que deveria tornar-se nacional, universal. Mas a voz de Clarisse, como a graciosidade das meninas do Grupo Amaranto, era apenas mais um elemento na construçao da obra.

A cançao popular faz-se de muitos elementos: a música nao é, necessariamente, boa sem a poesia que, por seu turno, talvez valha pouco sem a melodia e a interpretaçao do composto é às vezes, tao importante quanto o próprio composto. Em outras palavras: se o compositor dispoe de determinada intérprete, com determinadas características, ele passa a compor ouvindo sua voz. No tango "Senhora das Sombras", salvo engano grave, prevaleceu esse raciocínio.

É uma daquelas cançoes sombrias (toldadas por sombras) em que a música brasileira se avizinha da portenha; elas comungam, entao, da passionalidade que se diz "latina" - é música que tem cara, corpo, presença física.

Pianista - O terceiro candidato da noite foi o pianista Lincoln Antônio, paulista de Santos, integrante do grupo A Barca, que acabou de lançar o primeiro disco. Lincoln preferiu que cada música fosse de um intérprete: convidou Sandra Ximenes, Juçara Marçal, Nenê Cintra e Ney Mesquita, cada um para uma das quatro músicas. É uma proposta interessante, que de certa forma ratifica o raciocínio desenvolvido anteriormente: se Felipe Radicetti e Marcelo Biar encontram na voz de Clarisse a perfeita traduçao, Lincoln mostra que a traduçao pode encontrar visoes diferentes. Por isso, aliás, chama-se traduçao.

Encerrando a noite, apresentou-se o paulista Rafael Altério, este, só paixao, que está explícita na música, na poesia (quase sempre em parceria com a mulher, Rita Altério), no vozeirao de tenor de opereta, nos olhos, nas maos, quando se movem, enquanto canta. O Prêmio Visa está oferecendo a chance de se ver e ouvir esses brilhantes criativos que precisam chegar ao grande público, pela saúde do público, pela beleza, pela arte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;