Internacional Titulo
EUA alertam China sobre vendas de mísseis ao Paquistao
Do Diário do Grande ABC
06/07/2000 | 16:39
Compartilhar notícia


O encarregado de vendas de armas do governo dos Estados Unidos, John Holum, chegou à China para uma visita de dois dias. A assistência chinesa ao programa de mísseis do Paquistao figura no topo de sua agenda de conversaçoes.

Sao as primeiras negociaçoes entre Pequim e Washington desde que a China suspendeu o diálogo entre os dois governos, quando avioes norte-americanos bombardearam a embaixada chinesa na Iugoslávia, há 14 meses.

As conversaçoes acontecem no momento em que o Congresso pressiona o governo dos Estado Unidos de Bill Clinton para que obtenha concessoes dos chineses.

Foram apresentados projetos de lei no Senado para vigiar a proliferaçao de armas chinesas e impor sançoes à China se isto se comprovar.

John Holum, assessor para o controle de armas no Departamento de Estado norte-americano, passará sexta-feira e sábado em Pequim discutindo as preocupaçoes nos Estados Unidos pelo programa de mísseis da Coréia do Norte e as vendas.

Também explicará a justificativa norte-americana para construir um sistema defensivo antimísseis, a que se opoem a China e a Rússia.

Mas Holum dedicará boa parte de seu tempo a debater a ajuda chinesa ao Paquistao para a produçao de armas para contrabalançar os programas militares da India, adiantou um funcionário norte-americano.

Um informe da inteligência dos Estados Unidos do ano passado indicou que a China transferiu ao Paquistao projéteis M-11, com capacidade nuclear, em princípios da década de 90. As agências de inteligência também informaram ao governo e ao Congresso, na semana passada, que a China seguiu fornecendo ao Paquistao aço de ligas especiais, sistemas de direçao de mísseis e assistência técnica, segundo o "New York Times".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;