Nacional Titulo
Quatro menores sao feridos em rebeliao no MT
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 17:27
Compartilhar notícia


Quatro menores foram feridos nesta terça-feira em uma tentativa de fuga seguida de rebeliao na Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (Deca) de Cuiabá, que funciona no prédio da Fundaçao Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) de Mato Grosso. Quatro menores da ala A, com armas artesanais feitas com pedaços de metal, tomaram quatro reféns para tentar a fuga em massa dos 47 infratores pelo portao principal da delegacia. Os feridos, um atingido por 20 golpes, estao internados no Pronto-Socorro de Cuiabá, mas nao correm risco de vida.

A rebeliao começou por volta das 8h30, quando os menores iam para o pátio para fazer educaçao física. Aos gritos, davam ordens aos monitores para que abrissem o portao da Deca. Em seguida eles renderam os quatro colegas ferindo-os com as armas artesanais. Os adolescentes identificados como Miro, Indiao, Miguel e Carequinha, considerados os mais perigosos entre os internos da delegacia, lideraram a rebeliao, queimando colchoes e destruindo móveis.

O movimento só foi controlado 40 minutos depois, com a chegada dos policiais da Delegacia de Roubos e Furtos, do Comando de Operaçoes Especiais (COE) e de outros destacamentos da Polícia Militar, chamados pela delegada titular da Deca, Lucia Tonelli Brustolin. "Quando vi que eles iam matar os colegas determinei a invasao do pátio", disse a delegada. Há 47 menores infratores na delegacia.

Os menores ameaçam fazer novas rebelioes e garantem que nao vao passar o natal na delegacia. No local estao menores que cometeram delitos graves - homicídios, latrocínios e estupro - e delitos leves. Este ano já aconteceram seis rebelioes no local, com 12 fugas. Nas duas alas há superlotaçao e violência, problemas comuns nas penitenciárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;