Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Das tirinhas para os palcos

‘Gatão de Meia Idade’ chega amanhã
em São Caetano para apresentação única

Vanessa Soares Oliveira
28/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Em 1986, o cartunista carioca Miguel Paiva criou o personagem ‘Gatão’ para ilustrar suas tirinhas em jornais e revistas. A ideia deu tão certo que as histórias já se transformaram em diversos livros, foram parar nos cinemas em 2006 – Gatão de Meia Idade– e agora ganharam versão para os palcos, que chega amanhã ao Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, a partir das 21h, em apresentação única pela região.

Diferentemente das outras versões – que não utilizam esse recurso –, a grande surpresa do espetáculo é o ator e ventríloquo Yakko Sideratos, 34 anos, de São Bernardo, que interpreta a consciência do personagem principal. “O boneco dá todas as quebras no texto, a comédia. Não que os outros personagens não sejam engraçados, mas ele fala coisas que as pessoas teriam vergonha até de pensar. Não tem papas na língua”, conta.

Segundo ele, está é a primeira vez que um ventríloquo se torna personagem em uma peça. A ideia partiu do diretor Eduardo Figueiredo. “Estavam pensando em incluir um boneco, mas ele pensou: por que só um boneco se podemos colocar um ventríloquo?”, explica.

Sideratos garante que a aceitação do público tem sido muito gratificante. Por ser algo tão diferente, os espectadores reagem com surpresa. “Tem sido muito legal. As pessoas, às vezes, não têm noção do que é a ventriloquia. Em alguns momentos fico esperando eles darem risada, mas ficam quietos pensando em como é que as coisas aconteceram”, explica.

Considerado um dos ventríloquos mais conhecidos do Brasil, Sideratos é autodidata e aprendeu o ofício por meio de apostila que ganhou de um professor de mágica quando demonstrou interesse pela arte. “Ao todo passei quatro anos treinando. Nos primeiros três meses pensei em desistir”, garante.

‘Gatão’, interpretado pelo ator Oscar Magrini, é um homem na faixa dos 50 anos, separado, vivendo em plena crise de meia-idade. Com medo da velhice, da solidão e da mulher moderna, se relaciona com oito delas – todas interpretadas pela atriz Leona Cavalli – na procura pela companheira ideal.

> Gatão de Meia Idade – Teatro. Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840. São Caetano. Amanhã, às 21h. Ingr.: De R$ 30 a R$ 80. Vendas na bilheteria do teatro ou pelo www.bilheteriaexpress.com.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;