Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Imponentes Châteaux


Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC

29/05/2008 | 07:07


Castelos não faltam nos cinco departamentos - Dordogne, Gironde, Landes, Pirineus-Atlânticos (Béarn-País Basco) e Lot-et-Garonne - de Aquitaine. Os monumentos exemplificam a rica variedade de cenários belíssimos.

Em Dordogne, os construções aparecem em Beynac, Milandes e Castelnaud. Um dos mais admiráveis da França, o terreno de Beynac, reserva um vilarejo acima do nível das águas, ao pé de um penhasco de 150 metros, em cima de um forte.

Espelhado pelo Rio Dordogne, o sol ilumina suas paredes douradas e faz com que o local seja um paraíso para pintores e fotógrafos.

Construído em 1489 por François de Caumont Seigner de Castelnaud, o castelo em Milandes, cujo nome na Idade Média indicava uma região arborizada, foi todo restaurado no fim do século 19, trazendo um encanto todo especial.

Ponto de encontro entre Dordogne e Céou, a base do Châteaux de Castelnaud remonta ao século 12. O local é um autêntico castelo fortificado da Idade Média: um dos lados é protegido pelo penhasco com vista para o Rio Dordogne, o flanco Norte foi fortalecido no século 15 por um muro externo à muralha; ao Sul há uma torre redonda enorme, com paredes de artilharia de quatro metros de espessura.

PARQUE
Em Gironde, o destaque vai para Roquetaillade, que tem um parque de 24 hectares. O antigo castelo do século 12 foi construído pelo Cardeal Gaillard de la Mothe, sobrinho do papa Clemente V. Em Cazeneuve, a antiga edificação de Henrique IV, rei da França e que também foi rei de Navarra, é rodeado por um parque e acompanha o Rio Ciron.

A Nordeste de Fumel, em Bonaguil, no departamente de Lot-et-Garonne, está um típico forte medieval francês: construído entre 1480 e 1520, ostenta 13 torres ao lado do seu calabouço, que protege vastos salões, túneis e câmaras subterrâneas.

No País Basco o destaque é o Pau, que serviu de abrigo para o nascimento do futuro rei Henrique IV, que foi balançado em um berço feito de casca de tartaruga.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;