Turismo Titulo
Imponentes Châteaux
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
29/05/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Castelos não faltam nos cinco departamentos - Dordogne, Gironde, Landes, Pirineus-Atlânticos (Béarn-País Basco) e Lot-et-Garonne - de Aquitaine. Os monumentos exemplificam a rica variedade de cenários belíssimos.

Em Dordogne, os construções aparecem em Beynac, Milandes e Castelnaud. Um dos mais admiráveis da França, o terreno de Beynac, reserva um vilarejo acima do nível das águas, ao pé de um penhasco de 150 metros, em cima de um forte.

Espelhado pelo Rio Dordogne, o sol ilumina suas paredes douradas e faz com que o local seja um paraíso para pintores e fotógrafos.

Construído em 1489 por François de Caumont Seigner de Castelnaud, o castelo em Milandes, cujo nome na Idade Média indicava uma região arborizada, foi todo restaurado no fim do século 19, trazendo um encanto todo especial.

Ponto de encontro entre Dordogne e Céou, a base do Châteaux de Castelnaud remonta ao século 12. O local é um autêntico castelo fortificado da Idade Média: um dos lados é protegido pelo penhasco com vista para o Rio Dordogne, o flanco Norte foi fortalecido no século 15 por um muro externo à muralha; ao Sul há uma torre redonda enorme, com paredes de artilharia de quatro metros de espessura.

PARQUE
Em Gironde, o destaque vai para Roquetaillade, que tem um parque de 24 hectares. O antigo castelo do século 12 foi construído pelo Cardeal Gaillard de la Mothe, sobrinho do papa Clemente V. Em Cazeneuve, a antiga edificação de Henrique IV, rei da França e que também foi rei de Navarra, é rodeado por um parque e acompanha o Rio Ciron.

A Nordeste de Fumel, em Bonaguil, no departamente de Lot-et-Garonne, está um típico forte medieval francês: construído entre 1480 e 1520, ostenta 13 torres ao lado do seu calabouço, que protege vastos salões, túneis e câmaras subterrâneas.

No País Basco o destaque é o Pau, que serviu de abrigo para o nascimento do futuro rei Henrique IV, que foi balançado em um berço feito de casca de tartaruga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;