Memória Titulo 30 anos
Memória oral: a prática da falação e do documento
Ademir Medici
06/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 

Trinta anos de coluna Memória aqui no Diário. Trinta anos sem parar, a não ser nas férias do repórter. Deu para aprender alguma coisa. Guardar dicas no subconsciente. Por que não repassar essas experiências para os novos difusores da memória, em especial os blogueiros, que se multiplicam.

O roteiro pensado tem a finalidade prática de registrar dicas para a realização da chamada memória oral. Não são regras definitivas. São dicas, realmente. Porque a memória oral é algo novo, que está sendo construído, sem regras estabelecidas e definitivas. Porque, como diz o historiador Paul Thompson, considerado o ‘pai da memória oral’, o importante é ir a campo, conversar com as pessoas, tornar-se confidente, manter uma fidelidade, citar fontes e tocar a bola para frente.

Além de Paul Thompson, há outros autores que tratam do assunto. Como referência, dois nomes: Ecléa Bosi (Memória de Velhos) e John French (O ABC dos Operários – Conflitos e Alianças de Classe em São Paulo, 1900-1950). French, especificamente, um ‘brasilianista’, pesquisou – e pesquisa – a memória operária do Grande ABC e seu livro pode ser consultado, na Fundação Pró-Memória de São Caetano. E em outras casas do ramo.

As dicas alinhavadas em retrospectivas futuras são resultado do nosso trabalho jornalístico iniciado nos anos 1970. Dividimos em quatro partes. São sugestões que podem e devem ser adaptadas à realidade de cada um, descobrindo-se novas alternativas de ação. Usem e abusem. E remetam às nossas casas de memória as observações e as experiências de cada um. A memória da cidade agradece.

 

Caminho do Mar

A Cia. As Marias, do projeto sobre o Caminho do Mar, vai se apresentar dia 8 em São Bernardo.

Serão duas performances, sempre no Largo da Matriz, no Centro: às 14h e às 18h.

As Marias mostrarão o seu trabalho de pesquisa e criação sobre os vários Caminhos do Mar que cortam o Grande ABC. E conversarão com as pessoas presentes.

É ao ar livre, revivendo tempos imemoriais.

 

Em 6 de setembro de...

1897 – Di Cavalcanti nasce no Rio de Janeiro: pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva italiana. Tomada do Monte San Gabriele. Batalha a Nordeste de Goricia. Perto de 1.700 prisioneiros. Ataques austríacos repelidos no Carso.

1957 –Os murais Guerra e Paz, do artista brasileiro Cândido Portinari, são inaugurados na sede da ONU, em Nova York; por pertencer ao Partido Comunista, Portinari foi impedido de entrar no país e não participou da inauguração da sua obra.

1972 – Urna com os restos mortais de Dom Pedro I é colocada na cripta do Monumento do Ipiranga, como parte das comemorações do Sesquicentenário da Independência.

1977 – Prefeito Lincoln Grillo recebe, oficialmente, o Parque Duque de Caxias, depois das reformas. Trata-se da antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel.

 

Hoje

Dia do Alfaiate

Dia do Barbeiro

Dia do Cabeleireiro

Dia do Hino Nacional Brasileiro (Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra, e Francisco Manuel da Silva, autor da música)

 

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6540

Manchete – Planalto admite parlamentarismo de forma gradual

Constituinte não trará a independência, diz o prefeito Newton Brandão, de Santo André.

Demais prefeitos do Grande ABC demonstram não ver esperanças na futura Constituição.

Patrimônio Histórico – Reunidos em Rio Grande da Serra, pesquisadores estimulam luta pela preservação do Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André.

Diadema – PM mantém usina de lixo sob vigilância. As obras estavam embargadas.

Mauá – Áreas municipais cedidas a terceiros. Reportagem: Francisco Fukushima.

 

Santos do Dia

São Liberato de Loro. Nasceu na Vila de Loro, Itália, no século 3. Sacerdote da ordem dos frades menores de São Francisco. Canonizado no século 19.

Ledo

Mansueto

Beltrão

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 6 de setembro:

Em São Paulo, Boituva e Ribeirão Branco

Na Bahia, Aramari

Na Paraíba, Belém e Bernardino Batista

No Mato Grosso, Lambari D’Oeste

Em Alagoas, Messias

No Maranhão, Olinda Nova do Maranhão

No Piauí, Uruçuí

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;