Economia Titulo Em São Bernardo
Volkswagen voltará a operar com três turnos até o fim do ano

Objetivo é atuar com 100% por conta da produção do Polo e Virtus

Gabriel Russini
Especial para o Diário
05/09/2017 | 07:15
Compartilhar notícia


Ontem, a montadora alemã Volkswagen anunciou o retorno de dois turnos de trabalhadores para o chão de fábrica da unidade Anchieta, em São Bernardo, até o fim deste ano, por conta da fabricação de novos modelos.

No dia 15 de agosto, a marca divulgou investimento na ordem de R$ 2,6 bilhões na unidade são-bernardense para a produção do novo Polo e do Sedã Virtus – e, neste dia, já havia avisado da intenção de retomar os três turnos. O Polo vai chegar às concessionárias em outubro, enquanto que o Virtus só dará as caras no primeiro trimestre do ano que vem. “A expectativa é que o segundo turno volte no fim deste mês, enquanto que, o terceiro, em meados de novembro ou dezembro”, assinalou o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Wellington Messias Damasceno.

Segundo o sindicalista, grupo de 1.200 trabalhadores que estão de férias coletivas enquanto ajustes são feitos na planta volta ao batente no fim do mês. É quando outros 800 saem, para retornar no fim de novembro e compor o terceiro turno.

Segundo Damasceno, o primeiro turno hoje trabalha com 400 operários a mais, que serão realocados no segundo turno para atender à demanda do Polo. Desde que a produção do Gol foi transferida a Taubaté, no mês passado, a montadora ficou com um turno apenas, para produzir a Saveiro.

A empresa disse que “o retorno da produção em capacidade total será gradual, acompanhando a curva de aceleração de produção de modelo”. Em agosto, a Volks voltou a operar em cinco dias da semana, com o fim do PSE (Programa Seguro Emprego), que reduzia a jornada de trabalho e os salários em 20%. A firma ainda conta com 687 empregados em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) e, ao todo, tem 9.163 funcionários. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;