Economia Titulo Surpresa
Venda de veículos em agosto tem melhor marca em 20 meses

Volume licenciado no mês passado, de 216,5 mil
unidades, é o maior desde dezembro de 2015

Gabriel Russini
Especial para o Diário
02/09/2017 | 07:20
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Pela primeira vez nos últimos 600 dias, ou 20 meses, a venda de veículos voltou a quebrar recordes. De acordo com levantamento mensal realizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em agosto saíram das concessionárias do País 216,5 mil automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus. Trata-de do melhor número registrado desde dezembro de 2015, quando 227,8 mil unidades passaram a fazer parte do tráfego.

O volume supera em 17,7% o total vendido em agosto de 2016 (183,8 mil exemplares), e em 17,1% o montante de julho (184,8 mil).

Apesar de todas categorias terem apresentado alta nas comercializações no mês passado, o bom resultado foi puxado pelo licenciamento de carros, totalizando 209,8 mil unidades, número 17,85% maior em relação ao mesmo período de 2016. Frente a julho, o panorama é similar, com alta de 17,36%.

No acumulado do ano, o segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 5,84% contra o intervalo entre janeiro e agosto de 2016, passando de 1,3 milhão para 1,38 milhão de emplacamentos. No geral, a notícia também é boa, já que as vendas cresceram 5,33%, ao passarem de 1,34 milhão para 1,42 milhão.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado apurado no mês passado é reflexo da percepção, tanto por parte de consumidores quanto de investidores, da melhora da situação econômica do País. “A queda nas taxas de juros e a influência da melhora da inadimplência começaram a refletir diretamente na aprovação de crédito pelas instituições financeiras para facilitar a compra destes veículos.”

O coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, Sandro Maskio, concorda que o consumidor brasileiro está mais confiante nos últimos tempos. “Em um cenário onde as demissões são menos recorrentes e os indicadores econômicos estão melhores, as pessoas se sentem mais confortáveis para comprar.”

Segundo o superintendente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo) Octavio Vallejo, o fato de agosto ser considerado ‘um mês completo’, por ter 23 dias úteis, foi crucial para o bom desempenho. “Pode não parecer, mas dois dias fazem toda a diferença para as concessionárias”, assinalou o especialista. Ao analisar a média de vendas diárias no mês passado, notou-se crescimento de 7,1% frente a julho, que contou com 21 dias úteis.

PESADOS - O setor de caminhões e ônibus também reagiu em agosto, respectivamente, com altas de 6,52% e 25,78% frente a julho, e vendas de 4.819 e 1.844 unidades. Ante agosto de 2016, os emplacamentos de caminhões subiram 9,9% e, os de ônibus, 30,41%. Porém, no acumulado do ano ainda há quedas, de 10,71% e 5,38%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;