Economia Titulo
Opep pode adiar redução de sua produção
Do Diário OnLine
Com AFP
29/03/2004 | 19:15
Compartilhar notícia


O presidente da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Purnomo Yusgiantoro, indicou, nesta segunda-feira, que o cartel pode adiar a decisão de reduzir sua produção diante da forte alta do barril do petróleo.

"Queremos garantir ao mercado mundial que vamos abastecê-lo", disse Yusgiantoro ao chegar a Viena para assistir a reunião da Opep, que será realizada em um momento em que o barril alcançou sua maior cotação em 13 anos. "Estamos preocupados com o nível elevado dos preços, apesar de terem caído um pouco" nos últimos dias, admitiu o presidente da Opep.

Os comentários de Yusgiantoro, garantindo que o cartel "abastecerá o mercado", foram considerados pelos analistas como uma mensagem para tranqüilizar o mercado, que esteve muito nervoso nos últimos tempos por fatores geopolíticos e à espera da decisão da Opep.

Nos últimos dias, o barril de petróleo chegou a alcançar US$ 38 em Nova York, seu maior nível desde a primeira Guerra do Golfo, e superou os US$ 33 em Londres, atingindo o patamar registrado em março de 2003, às vésperas da invasão do Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;