Internacional Titulo
Homem negro é declarado inocente após 22 anos de prisão
Das Agências
15/06/2001 | 22:09
Compartilhar notícia


Uma promotora de Miami decidiu abandonar o caso de um homem negro considerado "assassino em série" na Flórida (Sudeste dos EUA) e condenado diversas vezes à prisão perpétua por seis assassinatos. A decisão permitirá a sua libertação, após 22 anos de cárcere.

A promotora do condado de Miami-Dade Katherine Fernández Rundle decidiu, na tarde desta quinta-feira, levantar as acusações contra Jerry Frank Townsend, 49, pelo assassinato de duas mulheres e o estupro de uma terceira no condado, no fim da década de 70.

Depois de novas investigações policiais terem concluído que não existem provas contra Townsend, a promotora disse, em entrevista ao Canal 10 local: "não posso chegar a outra conclusão que não seja abandonar o caso". Uma vez arquivados os casos pendentes, "não posso prosseguir, a lei me obriga, nas circunstâncias atuais, a deixá-lo em liberdade", acrescentou a fiscal.

Townsend já havia sido exonerado, em meados de maio, de outros quatro assassinatos que aconteceram na mesma época no condado vizinho de Broward. Em dois casos, devido a testes de DNA. Nos outros, porque suas confissões gravadas em vídeo foram induzidas pela polícia. De acordo com o advogado Bruce Little, que defendeu Townsend há mais de 20 anos, as confissões foram arrancadas mediante pressão policial. Além disso, ele "tem um comportamento infantil. Para agradar, é capaz de tudo, inclusive assumir a culpa de coisas que nunca fez", explicou.

O caso chegou ao conhecimento público no Sul da Flórida depois que Townsend foi eximido de culpa em quatro dos seis assassinatos pelos quais havia sido condenado. Em seguida, a polícia de Miami-Dade ordenou a reabertura das investigações nos casos em que o réu fora condenado à prisão perpétua no condado.

Com a decisão da promotora Fernández Rundle, Townsend poderá ser libertado nas próximas horas ou dias. Um juiz de Miami-Dade se pronunciará sobre a demanda da promotora de anular os processos e sentenças contra o réu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;