Memória Titulo Literatura
O Grande ABC deve esta homenagem...
Ademir Medici
17/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Entendi agora por que Vila Barcelona: Pujol era catalão. E a bela cidade de Barcelona é a capital da Catalunha.”

José de Souza Martins, em carta manuscrita, sete laudas, com data de 24 de novembro de 1993.

A carta foi enviada à Memória diretamente da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde o professor Martins foi um dos raros brasileiros a lecionar.

 

Encerramos a 2ª Semana São Caetano 2017, dedicada ao professor José de Souza Martins, com uma crônica de autoria do mesmo: mais que uma crônica, uma lembrança, uma garrafa que é um troféu.

Aproveitamos o ensejo para dizer que sugerimos aos organizadores do 14º Congresso de História do Grande ABC – Rio Grande da Serra, 2017 – uma homenagem ao professor Martins. Afinal, são dois ciclos do Congresso que se completam, dois passeios, a cada dois anos, pelas sete cidades que dão título a este caderno do Diário.

O Congresso de História foi iniciativa do próprio Martins, nos idos de 1990, prontamente acatada pelo prefeito Celso Daniel.

Nosso sonho é que José de Souza Martins aceite o convite para uma entrevista na DGABC TV. Ele tem muito a falar, claro, do Congresso, da sua carreira, da sua experiência como chefe da sucursal São Caetano do News Seller, o semanário que antecedeu o Diário. Também para falar dos 300 anos dos nomes São Bernardo e São Caetano entre nós, aqui na velha Borda do Campo e no velho Tijucuçu. O depoimento gravado de Martins seria uma maneira de mostrarmos, pelo milagre da internet, aquilo que temos feito aqui em Memória ao longo de 30 anos: parte dos 50 livros que Martins escreveu, a partir daquela pérola inicial chamada São Caetano do Sul em IV séculos de História, de 1957. Como diz o autor, “Há 60 anos, em São Caetano”.

 

Trentini, mais que

uma bebida

Texto: José de Souza Martins

 

O dia 15 de agosto último marcou o 60º aniversário do falecimento do violoncelista Lucillo Trentini. Entre o fim dos anos 1920 e início dos 1930, foi músico da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Tocou, também, na Rádio Record. Foi ilustre morador de São Caetano por muito tempo. Era um solitário.

Italiano imigrado, herdou da família a receita secreta de um digestivo chamado “Ferro, Cálcio, Quina Trentini”. Os italianos gostam desses digestivos, tomados para encerrar as refeições, os chamados “amaros”.

Na época, os músicos de música erudita ganhavam muito mal. Tinham que encontrar alguma ocupação ‘por fora’ para garantir a sobrevivência. A sua foi uma fábrica de fundo de quintal, no bairro do Monte Alegre, creio que na Rua Rio Grande do Sul, em São Caetano.

A residência, que conheci, tinha uma varanda espaçosa na parte de trás, separada por um pequeno quintal do pavilhão em que a bebida era preparada. O pavilhão era totalmente aberto para o lado da varanda. Na varanda, ele passava o dia ensaiando em seu violoncelo. Ao mesmo tempo, fiscalizava os poucos empregados que engarrafavam o amaro. Faziam tudo, menos misturar os ingredientes da fórmula secreta da bebida. Isso, ele fazia à noite, sozinho, secretamente, quando voltava dos concertos.

Era uma fórmula de uns 500 anos.

A propaganda da bebida era muito conhecida: a reprodução de um quadro antigo, de família, em sépia, em que uma figura mítica no meio de uma nuvem tocava violino. Era uma bebida alcoólica vendida em bar e em farmácia!!

Mando-lhe uma foto da garrafa que ganhei do sobrinho de Trentini. Aqui, a família toda está avisada: se alguém tocar nela e abri-la, será deserdado e excomungado!

 

Semana Guido Fidelis de Literatura

 

Câmara Municipal de Santo André. 2ª Semana Guido Fidelis de Literatura. Visitem a exposição de livros escritos por autores do Grande ABC. Espaço aberto para visitação em horário comercial. Entrada franca.

 

Guido Fidelis foi professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Libero. Nunca nos cruzamos pelos corredores do prédio da Gazeta, mas dizíamos, orgulhosos, que um dos professores – Guido, é claro – vinha de Santo André.

Sempre que lançava livro novo, Guido Fidelis deixava um exemplar na Redação. Sua 20ª obra, por exemplo, a novela policial O enigma de Vitória Régia, é de 1999. Ele perdeu a contagem do número de obras que escreveu, prefaciou, estimulou a publicação, publicou pela saudosa Editora Soma e, ultimamente, pela RG Editora.

Nos últimos anos, Guido Fidelis escrevia crônicas ligeiras. Verdadeiros pensamentos de meia dúzia de linhas cada. Publicamos a maioria nesta página. Reuni-las em livro para a Semana Guido Fidelis de Literatura, 2018, seria maravilhoso. Com a palavra o vereador Alemão Duarte, responsável por levar literatura ao espaço maior de discussões políticas de Santo André. Caso raríssimo, nos meios políticos. Por isso também convidamos, de público, o vereador Alemão para participar do programa Memória da DGABC TV.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 16 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6522

Ensino – Senai enfrenta uma ameaça ao completar 45 anos, a estatização. A entidade foi criada em 1942 por decreto-lei de Getúlio Vargas. Reportagem: Flávio Soares da Fonseca.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Buscando, via satélite, água no subsolo do Nordeste.

Memória – 1 – São Bernardo vai rememorar, em exposição, a trajetória das suas bandas de música.

Memória – 2 – Nas fotos de Beltran Asêncio, o retorno aos anos 1950.

Polícia – Disputa entre quadrilhas amedronta área de favelas no Jardim Farina. Reportagem: Walter Venturini.

 

Em 17 de novembro de...

1917 –A greve geral brasileira: no Rio de Janeiro, param os sapateiros e os 900 operários da fábrica de tecidos do Botafogo. Incidente na fábrica de tecidos de Andaraí.

A guerra. Do noticiário do Estadão: opinião da imprensa sobre as propostas de paz do papa; no Brasil, fala-se em espionagem alemã em Santos e procura-se um serviço clandestino de radiografia no Monte Serrat.

1972 – Tem início no Teatro Conchita de Moraes, em Vila Santa Terezinha, Santo André, as eliminatórias do Grande ABC do Festival de Teatro Amador do Estado de São Paulo.

1987 – Falece o poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

Hoje

Dia do Patrimônio Histórico

 

Santos do Dia

Beatriz da Silva. Santa portuguesa. Viveu no século 15. Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, em regime de clausura e pobreza.

Eusébio

Jacinto de Cracóvia (ou Giacinto Odrowaz)

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 17 de agosto:

No Ceará, Barbalha e Milagres

Em Alagoas, Satuba

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;