Internacional Titulo
Diplomata adverte indústria do diamante sobre catástrofe
Do Diário do Grande ABC
18/07/2000 | 15:16
Compartilhar notícia


O diplomata canadense Robert Fowler, autor de um relatório sobre o tráfico de diamantes para financiamento de guerras na Africa, advertiu nesta terça a indústria diamantífera de que deve cumprir sua promessa de limpar o comércio do setor, sob pena de ocorrer uma "catástrofe comercial".

"Cabe aos senhores, as pessoas que se dedicam à extraçao, ao corte, à lapidaçao e à venda de diamantes, pôr fim aos vínculos entre os diamantes e o conflito armado", disse o embaixador no Congresso Mundial do Diamante.

Diante de 350 figuras destacadas do comércio de diamantes reunidas em Ambères, principal centro mundial do setor, Fowler propôs controles mais rigorosos sobre os chamados diamantes de conflito, utilizados para financiar algumas das guerras mais sangrentas da Africa.

Se o setor nao tomar medidas firmes para deter o tráfico de pedras, poderá ocorrer uma reaçao dos consumidores similar à que deixou a indústria de peles canadense à beira da falência nos anos 70, disse o diplomata.

"A indústria diamantífera deve demonstrar publicamente que seus produtos estao livres de conflito", afirmou o embaixador do Canadá na ONU. "Qualquer outra atitude convida à catástrofe comercial", acrescentou.

O setor está estudando regras de certificaçao mais rígidas que permitam rastrear a origem dos diamentes e rechaçar os comerciantes que violam embargos da ONU a pedras vendidas por rebeldes que combatem os governos eleitos em Angola e Serra Leoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;