Internacional Titulo
Manto multicolorido do papa é símbolo do Jubileu
Do Diário do Grande ABC
27/12/1999 | 17:07
Compartilhar notícia


A multicolorida casula do papa, usada na noite de Natal para a cerimônia de abertura da Porta Santa, com suas originais e resplandecentes cores que vao do azul ao fúcsia, transformou-se no símbolo do Jubileu do ano 2000.

O insólito manto do papa, desenhado por um ex-sacerdote especializado em arte sagrada - cujo nome nao foi revelado-, e confeccionado em segredo por teceloes de Prato, norte da Itália, permanecerá na memória de pelo menos um bilhao de pessoas em todo o mundo, que acompanharam o evento.

As cores dos paramentos do papa, que vao do azul bebê, passando pelo vermelho escarlate, sobre uma base dourada, despertaram até críticas entre alguns católicos, embora fossem escolhidos pela Cúria romana para destacar os sentimentos de ``alegria e penitência', do Jubileu.

Fabricado com lurex, um tecido sintético brilhante, e de pura seda, o manto foi bordado con pequenas estilizaçoes que simbolizam os cinco continentes. ``O papa ajoelhado com esse manto ante a Porta Santa carregava nos ombros as lágrimas e as esperanças do mundo inteiro, que pode salvar-se mediante a conversao', explicaram alguns eclesiásticos.

O manto, que nao pesa mais de um quilo e meio, será exibido no Museu do Tecido da cidade de Prato, a poucos quilômetros de Florença; o tecido nao será distribuído nem comercializado, anunciou a Uniao de Industriais ``Pratese'. ``Nos telefonaram de Portugal, Espanha, América do Sul, para que enviássemos um pedaço do traje do papa. Mas o tecido será exposto no museu de Prato e jamais será reproduzido em série', informou em comunicado a associaçao industrial.

Os trajes foram desenhados por computador e se inspiraram nos históricos, provenientes da tradiçao toscana, flamenca e francesa e nas pinturas de Angélico, um dos grandes pintores toscanos do século XV. ``Para nós, teceloes, foi uma emoçao ver a mais alta autoridade espiritual do cristianismo vestido com nossos tecidos', afirmou Paolo Sarti.

Em Prato concentram-se seis mil empresas produtivas, das quais mil indústrias e cinco mil artesanais, que empregam cerca de 44.000 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;