Política Titulo
Brasileiros acreditam no aumento da inflação e desemprego
Do Diário OnLine
02/04/2003 | 14:02
Compartilhar notícia


A maioria dos brasileiros acredita que a inflação vai aumentar e que o desemprego vai crescer, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. Dos entrevistados, 61% apostam no aumento dos preços, contra 55% do levantamento anterior, de dezembro. Já 56% dos brasileiros acredita no aumento da taxa de desemprego, contra 43% de dezembro.

O receio em relação ao desemprego é maior do que o verificado no final do primeiro trimestre do ano passado. De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados estão com muito medo de perder o emprego e 41% disseram ter pouco medo. Entre os brasileiros que recebem até um salário mínimo por mês, 16% afirmaram que já estão desempregados.

O levantamento também revela que 29% dos brasileiros acredita que a renda das pessoas em geral vai cair (contra 22% da medição anterior), enquanto 26% apostam que os salários vão aumentar (32% antes). Mas, para 45%, a renda pessoal será mantida nos níveis atuais, enquanto 29% acreditam que a própria renda vai crescer e 21% dizem que ela deverá diminuir.

Preocupada com o aumento do desemprego e da inflação, além da queda no poder aquisitivo, a maioria da população pretende realizar menos compras. Do total de entrevistado, 35% planejam diminuir suas compras, enquanto 16% pretendem gastar mais nos próximos três meses. No caso de bens de uso doméstico de maior valor, 44% disseram que vão gastar menos e 21% afirmaram que pretendem gastar mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;