D+ Titulo
Da cor do verão
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
16/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O protetor solar é o melhor aliado da saúde cutânea. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando está exposta diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia. Para quem não tem o costume, agora é a hora de cultivar um hábito saudável.

"Assim como a pasta e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O uso contínuo do protetor solar retarda o envelhecimento cutâneo, deixando-a saudável, sem manchas e rugas.

A médica explica que o filtro deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia-a-dia, passe nas regiões que ficam mais expostas (rosto, pescoço, colo, braços e mãos) e, quando estiver na praia, em todo o corpo. "Não se esqueça que, depois de um mergulho ou após secar a pele com a toalha é preciso protegê-la novamente."

Os primeiros problemas da falta de proteção solar são queimaduras, seguidas de vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento do rosto são conseqüência do abuso da exposição ao sol, e não pela idade.

Outra preocupação freqüente é o câncer de pele, considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Mesmo com proteção, os horários recomendados para ficar sob o sol são antes das 10h e após as 16h.

O oncologista Ariel Kann, do Centro de Combate ao Câncer, alerta que a alta exposição em pouco tempo é um dos fatores que podem incentivar o tumor maligno melanoma. "Há dois tipos de tumores, o melanoma e o não-melanoma. O não-melanoma está relacionado à quantidade de sol acumulada durante a infância e a adolescência. Enquanto o câncer cutâneo se refere à exposição esporádica e intensa. Ambos levam ao envelhecimento cutâneo precoce."

Quando o diagnóstico do câncer de pele é inicial, é necessário recorrer a cirurgia. Se for antecipado, a probabilidade de sucesso no tratamento é de mais de 90%. Em casos de tumores mais avançados, como o melanoma, a chance de cura cai de 60% a 50%. "As pessoas têm de ficar atentas com as mudanças no aspecto natural da pele. Assim como mulheres fazem auto-exame para detectar câncer de mama e homens fazem para detectar câncer de próstata", alerta Ariel Kann.

Outro erro é pensar que protetores solares inibem o bronzeado. "Não é possível conquistar a cor do verão em um único dia. Ele deve ser feito de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina só acontecerá após 48 horas da primeira exposição da pele", explica Paula Bellotti.

DICAS

Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão).

Use filtros com proteção UVA e UVB com fator superior a 15.

Reaplique o protetor solar a cada duas horas e quando sair do mar ou piscina.

Utilize protetores hipoalergênicos.

Dê preferência por protetores mais resistentes à água.

Utilize chapéus, bonés e roupas que cubram uma extensão maior da pele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;