Esportes Titulo
Maratona Internacional de São Paulo reunirá 10 mil atletas
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
13/07/2002 | 19:45
Compartilhar notícia


Alguns dos maiores corredores brasileiros tentam quebrar neste domingo a hegemonia estrangeira na Maratona Internacional de São Paulo, a principal prova do gênero no país e que tem largada prevista para às 9h na praça Charles Miller, com chegada no Parque do Ibirapuera, em um percurso de 42.195 m (com Rede Globo, ao vivo). Os gringos venceram cinco das sete vezes em que foi realizada a competição na categoria masculina.

O Brasil começou bem em 1995, quando o carioca Luís Antônio dos Santos, que se preparava para os Jogos de Atlanta, foi o campeão. Nos dois anos seguintes, o primeiro lugar ficou com o marroquino Chahan El Maati e o queniano Kipkemboi Cheruiyot. Em 1998, a vitória de Diamantino dos Santos deu esperanças de que o Brasil começaria uma seqüência de títulos, que foi destruída pelos quenianos Paul Yego (1999), David Ngetich (2000) e Stephen Rugut (2001), recordista da prova com o tempo de 2h14min30.

Para quebrar a supremacia internacional, os corredores nacionais prometem dar muito trabalho este ano. Um deles é Vanderlei Cordeiro de Lima, da Funilense/São Caetano, um dos favoritos ao pódio. O campeão pan-americano em Winnipeg 1999 faz sua primeira Maratona no Brasil e promete fazer de tudo para ser o primeiro. Além dele, Luis Antônio dos Santos e Émerson Iser Bem, ambos da Funilense/São Caetano, mais Rômulo Wagner da Silva, Daniel Lopes Ferreira e José Teles de Souza prometem dar trabalho.

Feminino – Se no masculino a hegemonia é dos visitantes, entre as mulheres o Brasil manda na prova. Foram seis vitórias em sete edições: os bicampeonatos de Márcia Narloch (1999/2000) e da mineira Viviany Anderson (1997/1998) e os títulos da carioca Janete Mayal (1996) e da goiana Marizete Rezende (2001). Em 1995, a brasileira melhor colocada foi Sibélia Vasconcelos, em terceiro, atrás da russa Ilyna Nadezhda e da campeã, a norte-americana Andrea Bowman.

Este ano vários são os destaques femininos do Brasil. Marizete Rezende, Márcia Narloch, Maria Zeferina Baldaia, última campeã da São Silvestre, Selma Cândida dos Reis e Dioni D’Agostini são alguns deles. Para acabar com a festa estão duas corredoras russas – Irina Permitina, vencedora da Maratona de Reims (1998) e Svetlana Baigulova.

Trânsito – Nem tente passar de carro pelas ruas de São Paulo que servirão à Maratona neste domingo. A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) interditou a avenida Pacaembu, entre a rua Alagoas e a avenida Arnolfo de Azevedo, já a partir das 4h deste domingo, para a concentração dos participantes. Uma hora antes da passagens dos atletas as vias que servirão à prova também sofrerão bloqueio até todos os corredores passarem. As linhas de ônibus seguirão caminhos alternativos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;