A estratégia do governo federal programa faz parte do programa de ampliaçao das exportaçoes, cuja meta é chegar a US$ 100 bilhoes em 2003.
O Brasil é 2º maior produtor mundial de balas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Na área de chocolates é o 5º no ranking, tendo à sua frente, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. "O mercado interno tende a crescer 10% neste ano e as exportaçoes 50%", afirma Getúlio Ursulino Neto, presidente da Associaçao Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau e Balas (Abicad).
Em 1999, os exportadores tiveram acesso ao programa horizontal que arcou com 25% das despesas no exterior. Essas empresas receberam R$ 79 mil do governo como ajuda de custos para participaram de dois eventos. Agora os exportadores de balas e chocolates querem se encaixar no plano setorial integrado, que garante a cobertura de 50% dos custos. O setor reivindica uma linha de R$ 3 milhoes para os próximos três anos.
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