Nacional Titulo
Pinheiro Landim será investigado por ligação com tráfico
Do Diário OnLine
Com Agência Câmara
17/12/2002 | 21:05
Compartilhar notícia


A corregedoria-geral da Câmara solicitou informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Polícia Federal sobre o suposto envolvimento do deputado Pinheiro Landim (PMDB-CE) com o tráfico de drogas.

O órgão encaminhou ofício a ambos pedindo informações, documentos e fitas gravadas nos últimos três anos, com autorização da Justiça, que sugerem o envolvimento do deputado com a quadrilha de traficantes chefiada por Leonardo Dias Mendonça, sócio de Fernandinho Beira-Mar.

Landim é acusado de ter recebido R$ 100 mil para conseguir um habeas corpus para o traficante. As conversas de traficantes falando sobre a participação do deputado na máfia da concessão de habeas corpus para criminosos foram divulgadas na segunda-feira pela Rede Globo.

Nesta terça, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, também pediu ao STF aprofundamento das investigações contra o deputado. Brindeiro afirmou que só vai se decidir se oferece denúncia contra os acusados depois que a apuração ficar pronta.

Relatórios da Polícia Federal indicam que Pinheiro Landim tentou intermediar pelo menos sete habeas-corpus em favor de traficantes. Segundo a PF, o deputado mantinha uma relação de amizade com o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) Eustáquio Silveira e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vicente Leal, mas não se sabe se eles também estavam envolvidos no esquema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;