Internacional Titulo
Líder talibã paquistanês anuncia ataques contra EUA
Da AFP
03/05/2010 | 08:50
Compartilhar notícia


O líder talibã paquistanês Hakimullah Mehsud, dado como morto em janeiro, aparece em um vídeo aparentemente anunciando ataques às grandes cidades norte-americanas, revelou nesta segunda-feira o SITE (centro de vigilância de sites islâmicos).

No vídeo, supostamente gravado no dia 4 de abril, Mehsud promete retaliar os Estados Unidos pela morte de militantes islâmicos. "Está próxima a hora em que nossos fedaeen (soldados) atacarão as grandes cidades dos Estados Unidos", afirma Mehsud na gravação de nove minutos entre dois homens armados e mascarados.

Mehsud adverte ainda que os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e os demais aliados devem "abandonar os Estados Unidos", pois em caso contrário "sofreriam uma humilhação, uma destruição e uma derrota piores que as dos Estados Unidos".

O líder talibã era dado como morto em um bombardeio de drone (avião sem piloto) norte-americano no Paquistão em janeiro passado, mas segundo fontes da inteligência paquistanesa, teria escapado com vida do ataque. Os serviços de inteligência americanos nunca confirmaram a morte de Mehsud, que sempre foi negada pelos talibãs paquistaneses.

O grupo talibã TTP (Tehrik-e-Taliban), liderado por Mehsud, reivindicou a tentativa de atentado com carro-bomba realizada na noite do último sábado, em Nova York, em outro vídeo monitorado pelo SITE e que teve a autenticidade questionada.

Se a mensagem do TTP for confirmada como verdadeira, seria o primeiro ataque do grupo contra um alvo nos Estados Unidos.

Mehsud assumiu o comando do grupo, acusado pelo assassinato de milhares de pessoas em atentados no Paquistão, após a morte do líder anterior do TTP, Baitullah Mehsud, em um ataque executado por um drone americano em 5 de agosto do ano passado no Waziristão do Sul, no Paquistão.

Washington persegue especialmente Mehsud desde que ele reivindicou o ataque suicida contra uma base da CIA no leste do Afeganistão, em dezembro, que matou sete americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;