Nacional Titulo
Governo publica decreto que autoriza importação de genéricos
Do Diário OnLine
Com Agências
04/09/2003 | 21:50
Compartilhar notícia


O governo federal publicou nesta quinta-feira um decreto que permite a importação de remédios genéricos sem autorização do detentor da patente do medicamento de marca equivalente. Com a iniciativa, o país poderá comprar genéricos para o tratamento da Aids da Índia ou China em caso de emergência nacional ou de interesse público.

Porém, mesmo com esse instrumento jurídico, o governo garante que vai continuar a negociar com os laboratórios Roche, Aboott e Merck Sharp & Dhome, fabricantes do Nelfinavir, do Lopinavir e Efavirenz. Os três medicamentos são os que mais pesam no orçamento do governo na lista de 14 medicamentos distribuídos gratuitamente aos pacientes com Aids.

Serão enviadas três comissões ao exterior para avaliar as condições dos laboratórios que poderão importar os medicamentos ao país. Caso a transação seja aprovada, o Ministério da Saúde deve economizar até 40% de seu orçamento com a iniciativa. Atualmente, dos R$ 573 milhões destinados ao programa de combate à Aids, R$ 358 milhões são gastos com os três medicamentos.

O novo decreto substitui legislação anterior que permitia a importação, mas obrigava a compra do produto direto do fabricante da patente ou de quem ele indicasse.

Proposta — Entre os três laboratóros, a Merck ofereceu a cessão voluntária da patente do Efavirenz para que a empresa brasileira Far-Manguinhos passe a produzi-lo. Em contrapartida, o governo brasileiro passaria a pagar royalties à Merck. A proposta ainda está sendo analisada pelo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;